O Sesi (Serviço Social da Indústria) informou, por meio de nota, que as aulas da escola do Parque Furquim, em Presidente Prudente, retornarão presencialmente nesta quarta-feira, após a suspensão por conta do incêndio subterrâneo no terreno vizinho à unidade.
Da mesma forma, as aulas do programa Sesi Esporte das modalidades badminton, natação e futebol, além da hidroginástica, voltarão a acontecer em seus respectivos dias e horários a partir desta quarta.
"O Sesi Presidente Prudente seguirá acompanhando eventuais novos desdobramentos da situação junto à Defesa Civil e órgãos competentes", pontua a nota.
A escola havia adotado o ensino remoto na quarta-feira passada, dia 22.
O Corpo de Bombeiros confirmou nesta terça-feira o fim da emissão de fumaça na área atingida. Os gases, decorrentes da queima em profundidade de inservíveis, haviam sido contidos no sábado, mas voltaram nessa segunda, sendo novamente extintos com o uso de maquinário.
O local segue monitorado e não há mais focos ativos, embora persista o cheiro do material em decomposição. A orientação dos bombeiros é que a população colabore evitando o descarte irregular de resíduos na área já interditada pela Defesa Civil.
A operação envolveu uma força-tarefa entre Bombeiros, Prefeitura, Defesa Civil, concessionárias, usinas e empresas do Pame (Plano de Auxílio Mútuo em Emergência), que despejaram mais de 650 mil litros de água em uma vala de três metros de largura e dois de profundidade, para encharcar o solo e eliminar a combustão nas camadas subterrâneas.
O Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), do MPE (Ministério Público Estadual), elabora um parecer técnico para definir novas medidas e possíveis responsabilidades.