Após inspeção, Ipem aprova 16 radares em operação em Prudente

Equipamentos foram vistoriados nesta terça e quarta-feira; veja na matéria quais foram os endereços onde ocorreu verificação

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/02/2022
Horário 14:30
Foto: Ipem
Vistorias ocorreram nesta terça e quarta-feira em avenidas de Prudente
Vistorias ocorreram nesta terça e quarta-feira em avenidas de Prudente

O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou verificação metrológica, nesta terça e quarta-feira, em 16 radares instalados em Presidente Prudente.

Na terça, foram inspecionados os equipamentos localizados na Avenida Brasil, nº 3.020, nº 2.975 e próximo da Rua Nações Unidas; Avenida Manoel Goulart , nº 4.401, nº 3.403 e nº 3.354; Rodovia Comendador Alberto Bonfigliolli, nº 675 e nº 460; Avenida Manoel Goulart, nº 3.403; e Avenida Miguel Damha, nº 1085. 

Já nesta quarta, foi a vez dos radares da Avenida Tancredo Neves, próximo ao nº 354; Avenida Washington Luiz, próximo à Rua 15 de Novembro; Avenida Manoel Goulart, próximo à Rua Hugo Mielle; Avenida Ana Jacinta, nº 1.245; Avenida Alvino Gomes Teixeira, nº 2.927; Avenida Raimundo Maiolini, nº 700; e Avenida Juscelino Kubitschek, próximo ao nº 2.824.

Os instrumentos foram aprovados.  

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação, a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.  

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Presidente Prudente.

Publicidade

Veja também