Após obras no camelódromo, boxistas deverão pagar aluguel para usar espaço

Anúncio feito pela Prefeitura ontem revela que comerciantes deverão ainda ser cadastrados como Microempreendedores Individuais; transferência ao terminal urbano começa sexta

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 07/01/2020
Horário 04:05

A Prefeitura de Presidente Prudente informou ontem que assim que as obras estiverem prontas os comerciantes que retornarem ao camelódromo deverão pagar uma taxa mensal, uma espécie de aluguel, para a utilização do espaço que é público. Em paralelo a isso, informou também que já na sexta-feira terá início o processo de transferência dos boxistas para o terminal urbano, a partir das 8h. “Os passageiros das linhas intermunicipais serão informados sobre a mudança [para o terminal rodoviário] ao longo da semana. Já as linhas urbanas não sofrerão qualquer mudança em seu itinerário”, aponta a Prefeitura.

Sobre o aluguel que deverá ser pago, a administração lembrou que isso se dará a partir do novo decreto que será elaborado, com as novas regras para os boxistas retornarem ao shopping popular, e disse que, no documento, haverá ainda a exigência de que eles se tornem MEIs (Microempreendedores Individuais), e tenham alvará de funcionamento. “O valor [do aluguel] ainda não está definido, mas é compatível com o tamanho do box a ser ocupado por eles”.

Já em relação ao início da transferência ao terminal urbano, que foi uma das opções apresentadas aos comerciantes, a Prefeitura alegou que a decisão partiu de uma reunião ontem entre representantes da municipalidade e das empresas que utilizam o local, a Prudente Urbano e a Jandaia. “Desta forma, duas ruas do terminal – as mais próximas da Rua Casemiro Dias – serão interditadas provisoriamente, até que as reformas do camelódromo sejam concluídas”. As linhas da Jandaia serão transferidas para o Terminal Rodoviário Comendador José Lemes Soares, localizado a cerca de 400 metros do local.

Por fim, a administração lembra que amanhã está prevista uma reunião com cerca de 130 boxistas que optaram por se instalar no terminal urbano, para discutir a estrutura que será montada no local, a distribuição dos boxes e outros ajustes necessários. “Outros 50 boxistas, aproximadamente, optaram por se instalar no Shopping Vila Romana, no centro, e os demais irão para outros endereços escolhidos por eles próprios”.

VISÃO DOS ENVOLVIDOS

SOBRE AS MUDANÇAS

O vice-presidente da Associação dos Boxistas do Shopping Popular, Francisco Ferreira Lima, afirmou que todos já estavam cientes da taxa anunciada pela Prefeitura, e comentou que agora os comerciantes aguardam o valor a ser estipulado. “Estamos de acordo sim, pois será um decreto e haverá uma legislação, e não queremos ficar contra a lei. Além disso, se fossemos pegar um espaço qualquer no centro, também gastaríamos com aluguel, então, é justo”, considera.

A reportagem procurou ainda a Prudente Urbano que, por meio da advogada e porta-voz, Renata Moço, ressaltou que seguirá as orientações da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública). A Jandaia também foi procurada, mas a reportagem não conseguiu um contato até o fechamento desta matéria.

Publicidade

Veja também