Após verificação, Ipem aprova três radares que operam em Prudente

Equipamentos estão localizados na Avenida da Saudade, 1.551; Rodovia Arthur Boigues Filho, km 6; e Avenida Juscelino Kubitscheck, 6.886

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/05/2021
Horário 14:17
Foto: Ipem
Equipe do Ipem realizou procedimentos nesta terça-feira
Equipe do Ipem realizou procedimentos nesta terça-feira

O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou, nesta terça-feira, verificação metrológica nos radares localizados na Avenida da Saudade, 1.551; Rodovia Arthur Boigues Filho, km 6; e Avenida Juscelino Kubitscheck, 6.886, em Presidente Prudente. Os instrumentos foram aprovados.   

Diariamente, o órgão realiza em todo o Estado vistoria em radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito. Conforme a Portaria Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação, a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.  

Publicidade

Veja também