Após vistoria, Ipem aprova radar instalado na Rodovia Arthur Boigues Filho

Procedimento foi realizado na sexta-feira, no km 6 da via, conhecida como Estrada da Amizade; medida é necessária para legitimar aplicação de multas, caso ocorra

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 30/01/2023
Horário 17:17
Foto: Ipem-SP
Verificação metrológica de radar na Estrada da Amizade ocorreu na sexta-feira
Verificação metrológica de radar na Estrada da Amizade ocorreu na sexta-feira

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou, na sexta-feira, verificação metrológica no radar instalado no km 6 da Rodovia Arthur Boigues Filho, conhecida como Estrada da Amizade, em Presidente Prudente. O instrumento foi aprovado.

Diariamente, o Ipem realiza em todo o Estado a aferição dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito. Conforme a portaria 158/2022 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), é obrigatório o procedimento uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.  

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação, a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.  

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem. 

Publicidade

Veja também