Após vistoria periódica, Ipem aprova dois radares da Manoel Goulart em Prudente

Trata-se dos equipamentos instalados no nº 876 e nº 939; procedimento deve ser efetuado uma vez por ano ou quando houver reparos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 01/10/2021
Horário 14:31
Foto: Ipem
Equipamentos da Manoel Goulart foram verificados por equipe do Ipem
Equipamentos da Manoel Goulart foram verificados por equipe do Ipem

O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou verificação metrológica nesta sexta-feira nos radares instalados na Avenida Manoel Goulart, nº 876 e nº 939, em Presidente Prudente. Os instrumentos foram aprovados.

Diariamente, o órgão realiza a inspeção dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.  

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação, a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.  

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.  

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Prudente. 

Publicidade

Veja também