Arnaldo Espanhol apresenta suas obras em dezembro no Matarazzo

Mostra será de apenas um dia para que o público, em especial arquitetos, designers de interiores, entre outros possam conhecer seu trabalho e de repente ele possa fazer parte de projetos desses profissionais

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 11/11/2022
Horário 05:20
Foto: Heiky Espanhol
As principais competências de Arnaldo Espanhol estão na improvisação e adaptação durante o processo de criação
As principais competências de Arnaldo Espanhol estão na improvisação e adaptação durante o processo de criação

Ocorrerá excepcionalmente em 11 de dezembro, das 16h30 às 21h30, no Espaço Armazém, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, uma exposição individual do trabalho do artista prudentino Arnaldo Espanhol, 34 anos, cujas pinturas em tela são caracterizadas pelo minimalismo e abstracionismo. Segundo sua assessora Yeda Ruiz, o evento será gratuito, porém de início os convites serão direcionados especificamente a arquitetos, designers de interiores, lojas de decoração, com o intuito de mostrar o trabalho que ele executa e que de repente possa fazer parte de projetos desses profissionais.

“A ideia de apenas um dia de evento é para exatamente apresentá-lo à população prudentina. Uma vez que, ele tem algumas vendas internacionais, mas em Prudente mesmo, digamos que ainda não seja visto”, expõe a assessora do artista visual.

Conforme Yeda o acesso ao evento será totalmente gratuito, onde será servido alguns petiscos oferecimento dos apoiadores como Funada, Vieira Móveis, Art Gesso, Secult (Secretaria Municipal de Cultura).

Segundo Yeda serão expostos entre 35 a 50 trabalhos quais foram selecionados de um acervo que Arnaldo Espanhol já possuía lá em 2017, quando os apresentou a ela. “Eram trabalhos mais na parte de gravuras e alguns quadros. Então desenhamos um conceito para a exposição, seu perfil e a cenografia da exposição foi toda embasada naquilo de produto que ele tem para ser apresentado”, salienta a assessora do artista.

 

TATO E TINTA... DESDE A INFÂNCIA

O prudentino Arnaldo Espanhol é um artista visual independente. Em suas pinturas em tela caracterizadas pelo minimalismo e abstracionismo ele busca inspiração em artistas referências como Jackson Pollock, Mark Rothko e Cristina Ripper, além de ferramentas de representação visual encontradas em filmes, documentários, séries e em seus estilos musicais preferidos metal e house.

Desde sua infância, Arnaldo já apresentava o interesse em desenhar. O mangá, realismo, desenho arquitetônico e a tinta nanquim foram suas primeiras experiências.

 

UMA PAUSA

Entre os anos de 2007 e 2017, em busca de estabilidade financeira, atuando na área bancária e mercado financeiro, Arnaldo Espanhol se afastou, momentaneamente, das telas.

Entretanto, com o falecimento de sua avó, Adélia Marangoni Espanhol, entre seus momentos de incertezas e inseguranças, após 10 anos dá espaço para expressar novamente através de tinta nanquim e papel, repletos de seus próprios sentimentos, o que tem sido sua prioridade profissional e pessoal atual. Também em 2017, em uma de suas visitas ao amigo web designer Rafael Vinicius Perez Lima, instituem a Rup Art (referência a arte rupestre no período Paleolítico), fazendo gravuras a partir de artes analógicas e artes digitais. Contudo, com a pandemia da Covid-19 e desencontros mercadológicos, foi necessária uma breve desacelerada com a sociedade, mas não com as composições de Arnaldo.

Em 2020, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em Presidente Prudente, Arnaldo Espanhol teve a oportunidade de participar de um curso de cores para ambientes.

 

O PRUDENTINO ARNALDO ESPANHOL É UM ARTISTA VISUAL INDEPENDENTE. EM SUAS PINTURAS EM TELA CARACTERIZADAS PELO MINIMALISMO E ABSTRACIONISMO ELE BUSCA INSPIRAÇÃO EM ARTISTAS REFERÊNCIAS COMO JACKSON POLLOCK, MARK ROTHKO E CRISTINA RIPPER

 

Fotos: Heiky Espanhol

As pinturas de Arnaldo Espanhol são caracterizadas pelo minimalismo e abstracionismo

 

Artista transfere intensidade, densidade e reflexões para suas telas

Os aspectos que se destacam na personalidade do artista plástico prudentino Arnaldo Espanhol de 34 anos, estão em sua intensidade, densidade, reflexões e questionamentos sobre os mais variados temas, e assim ele transfere para as suas telas, por meio de cores fortes, marcantes e repletas de emoções.

Suas principais competências estão na improvisação e adaptação durante o processo de criação, e com a habilidade de trabalhar proporção.

Arnaldo teve seus desenhos expostos na Fundação Mirim de Presidente Prudente em 2007 e, atualmente, tem obtido resultados positivos novamente com a RupArt, na criação e venda, nacional e internacional, de gravuras e tem feito viagens nacionais, em busca de conhecimento, como na exposição de Alfredo Volpi no MASP (Museu de Arte de São Paulo) e exposições de Romero Brito.

Em sua agenda se destaca a busca por aperfeiçoamento nas artes visuais, formas e cores, sendo a produção musical e jogos de estratégia, hobbies atuais de alta contribuição nesse processo.

Os colecionadores, designers, arquitetos e pessoas que buscam artes únicas em tela têm sido seu atual público alvo e, a longo prazo, idealiza se consolidar como artista visual, independente da forma de representação (analógica e digital).

“Temos então, um artista prudentino, em ascensão na criação de artes únicas em tela, que possibilitam dar identidade e/ou originalidade a diversos ambientes internos, sempre na busca de instigar seus clientes em refletirem sobre os sentimentos que a obra possibilita”, destaca sua assessora, Yeda Ruiz.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também