Arsesp realiza 2ª edição de pesquisa de satisfação

REGIÃO - ANNE ABE

Data 30/11/2017
Horário 11:57

Está em andamento a 2ª edição da Pesquisa de Satisfação dos Usuários Residenciais dos Serviços de Água e Esgoto, realizada pela Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo). A coleta de dados teve início no dia 7 de novembro deste ano e segue até fevereiro de 2018. A pesquisa é aplicada a usuários do segmento residencial urbano, em 321 municípios do Estado, sendo 284 conveniados e 37 localizados nas regiões metropolitanas, não conveniados, mas atendidos pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), além das concessionárias Saneaqua e BRK Ambiental.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Arsesp, não há uma periodicidade definida para a pesquisa, tendo em vista que a última edição ocorreu em 2012. Nesta época, 85% de 20 municípios da 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, região de Presidente Prudente, estavam satisfeitos com o serviço oferecido. Nesse sentido, se destacaram as cidades de Anhumas e Mariápolis, que apresentaram 91% de satisfação no índice geral.

Na edição anterior, a média de satisfação geral com o atendimento era de 70%, sendo que em Emilianópolis, Inúbia Paulista e Mariápolis, o índice era de 100%. Já a satisfação geral com a conta ficou na média de 79% e as notas gerais dos serviços da Sabesp com 89%.

A pesquisa é vista pela agência como uma “ferramenta de gestão e de apoio às atividades de fiscalização e de regulação, nos setores de saneamento básico e gás canalizado”. Desta forma, o trabalho será feito por meio de dois critérios de coletas de dados: 69 municípios, com até 1,3 mil ligações de água e/ou esgoto e com população urbana inferior a 3 mil habitantes, a entrevista será presencial; em 252, que apresentam números superiores, a abordagem será por telefone. Serão ouvidos 76 mil usuários dos serviços de saneamento básico.

Publicidade

Veja também