Arte de montar a cavalo é incentivada na Sociedade Hípica de Presidente Prudente

Cavalgar, além de ser um exercício prazeroso, ainda é uma prática que está associada a uma vida mais saudável. É um esporte que pode ser praticado por pessoas dos mais variados perfis e idade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/11/2020
Horário 07:30
Isabela Surita salta com o cavalo “Turbo 2”, na pista principal da Sociedade Hípica de Presidente Prudente
Isabela Surita salta com o cavalo “Turbo 2”, na pista principal da Sociedade Hípica de Presidente Prudente

O esporte e o convívio com cavalos são duas paixões humanas. Cavalgar, além de ser um exercício prazeroso, ainda é uma prática que está associada a uma vida mais saudável. É um esporte que pode ser praticado por pessoas dos mais variados perfis e idades.

Entre os benefícios que o hipismo traz para o corpo e a mente estão: a redução do stress, desenvolvimento da coordenação motora, concentração e equilíbrio, ativação muscular e manutenção óssea.  Por fim, há um último benefício que somente o hipismo é capaz de propiciar, o laço de um cavaleiro com o seu cavalo. Dos cavaleiros jovens aos já idosos, todos eles acabam criando companheirismo e cumplicidade com o parceiro de quatro patas. Essa relação é tão forte que pesquisas realizadas pela Universidade de Sussex apontaram que os cavalos são capazes de reconhecer e reagir a expressões faciais humanas.

Mas como esporte, é recomendável que o hipismo seja praticado em local adequado e sob a supervisão de profissionais qualificados.

 

Equoterapia

Método terapêutico e educacional, a Equoterapia, uma das modalidades de atividades oferecidas pela Hípica de Presidente Prudente utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar.  Estimula a motivação do praticamente através de estudos clínicos, somados na vida cotidiana. Exercícios ao ar livre promovem a melhora no humor e na autoestima por estimular mais os sentidos (audição, olfato e tato). Os praticantes que têm contato frequente com a natureza e a luz do sol tornam-se mais motivados, pois se estimula o indivíduo de forma global.

 

Hipica

Fundada em 1959, a Sociedade Hípica de Presidente Prudente nasceu com a finalidade de difundir o esporte hípico na região.  Oferece a prática da Equoterapia, aulas de hipismo e três tambores, com a possibilidade de o aluno usar o próprio cavalo ou um dos que são cuidados na própria associação. É uma associação sem fins lucrativos, presidida atualmente pelo empresário Paulo Duarte do Valle.

Localizada em área própria, próxima ao Distrito Industrial, oferece espaço com grande espaço para recreação com presença da natureza em sintonia com a boa estrutura constituída de 3 pistas para pratica do esporte, uma sete, casa do tratador e seis pavilhões de baias e piquetes.

 

Letícia do Valle, da SPPP, disputando a prova de três tambores da ABQM

 

Danylo Laurindo (esq.), instrutor de três tambores e baliza; Stela Freitas, fisioterapeuta da Equoterapia e Euclides Ferreira Neto, instrutor de hipismo da SHPP

 

Instrutores e grupo de alunos da Sociedade Hípica de Presidente Prudente

 

Instalações da Sociedade Hípica de Presidente Prudente

Publicidade

Veja também