Artista prudentina conquista espaço internacional

Em meio à pandemia, Rubia Viegas investiu na venda de telas para outros países e em exposições alternativas. A próxima será

Em sua participação na Alesp, a artista recebeu Menção Honrosa por participar com a tela
Em sua participação na Alesp, a artista recebeu Menção Honrosa por participar com a tela

Desde meados de março, a pandemia do novo coronavírus interrompeu trabalhos artísticos e ocasionou o fechamento de teatros e espaços culturais, afetando o ritmo das produções. Em todo o mundo, artistas precisaram reinventar formas de divulgação e reestruturar projetos previstos para o ano de 2020. Esse foi o caso da artista prudentina Rubia Viegas, que precisou reorganizar a sua agenda e trabalhar de forma diferenciada para permanecer na memória do público.

Rubia conta que as exposições confirmadas para este ano precisaram ser canceladas, sendo realizada apenas uma, no Centro Cultural Matarazzo, em março, antes da quarentena em Presidente Prudente (SP).

"Tínhamos exposições pré-agendadas em São Paulo e Santos e uma confirmada em Curitiba (PR). Também tivemos a confirmação para expor em Porto, em Portugal, mas não pudemos participar por motivos pessoais. Infelizmente, tivemos que cancelar todos os projetos e nos adequarmos ao cenário atual", conta a artista.

Essa realidade foi totalmente contrária ao trabalho desenvolvido por Rubia em 2019. "No ano passado, participei de seis exposições, realizadas no Centro Cultural Matarazzo na Alesp [Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo], na Estação Cabo Branco, em João Pessoa [PB], na Pinacoteca Benedicto Calixto - Santos [SP] e no Restaurante Jam, em São Paulo (SP)", lembra Rubia.

Para seguir o trabalho, a artista procurou participar de exposições online. Uma delas, inaugurada no início de junho, foi o projeto "Olhar Naif Em Tempos de Covid-19", organizado pela Cia Arte Cultura, Barthô Naif ​​​Oscar D'Ambrosio. A próxima exposição já confirmada é "América Latina, O Que Nos Une". Esta, terá um catálogo virtual divulgado em 12 países em novembro deste ano e em 2021 haverá a exposição física.

"Essa é uma oportunidade muito interessante, pois as obras serão divulgadas na rede da Región de Latino América & Caribe (RELAC) da International Association of Art (AIAP)", ressalta Rubia.

Neste ano, Rubia inaugurou também a sua primeira venda internacional. A artista conta que após estudar quais alternativas seriam possíveis para o desenvolvimento do trabalho artístico em meio à pandemia, iniciou um junto a uma galeria internacional.

"A Saatchi Art possui uma plataforma online na qual podemos divulgar nosso trabalho para o mundo todo. Quando vimos essa oportunidade, trabalhamos para criar a nossa página na galeria, sendo mais um canal de divulgação", destaca Rubia.

Após alguns meses de divulgação, eis a grande notícia: Rubia vendeu a sua tela "Leaves" para a Carolina do Norte. "A “Leaves” foi morar na Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América, após ser vendida para a querida Sarah Wolff, por meio da Saatchi. É um prazer indescritível poder tocar pessoas do outro lado do mundo por meio das minhas traquinagens. Desejo que Sarah seja muito feliz com a “Leaves” estampando uma das paredes da sua casa", deseja a artista.

 

Um olhar mais demorado

Sobre o trabalho desenvolvido, a artista afirma que não costuma pintar o que está pronto aos seus olhos e que prefere desenhar suas fantasias e os conteúdos imaginários que a habitam. "Diria que a minha arte é inquieta, fruto da premência de expressão. Arte Naif, ingênua, primitiva, isenta da técnica acadêmica, descompromissada de mensagens conscientes", frisa Rubia.

Portanto, para o próximo ano, a artista espera, através desse trabalho, colorir um momento da vida das pessoas, mundo afora. "Colorir um momento da vida das pessoas, brincar com a imaginação delas e reconduzi-las a um espaço divertido dentro de si mesmas, onde quer que seja", enfatiza a artista.

 

SERVIÇO 

Você pode acompanhar o trabalho de Rubia Viegas pelo Instagram @rubiaviegas.art e pelo site rubiaviegas.pb.gallery. Para conhecer sua página na galeria internacional, visite saatchiart.com/rubiaviegas.

  

Fotos: Cedidas

 

Rubia iniciou seu trabalho de divulgação com um vernissage no Tênis Clube, em Presidente Prudente

 

A compradora Sarah (à esq.) compartilhou o novo lar da tela "Leaves", após ser vendida para os EUA

 

Rubia ao lado do seu cartaz de boas-vindas, na abertura da exposição em Santos, no ano passado

 

"Encantada" é a tela que está participando da exposição "Olhar Naif Em Tempos de Covid-19"

 

 

 

Publicidade

Veja também