Artista prudentino homenageia teatro do Matarazzo

Trabalho de pintura foi doado à Secretaria de Cultura em parede do centro cultural, que ainda ganhou refletores

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 21/04/2022
Horário 08:22
Foto: Cedida
Beto, no momento em que concluiu a arte do Matarazzo que homenageia o teatro do centro cultural
Beto, no momento em que concluiu a arte do Matarazzo que homenageia o teatro do centro cultural

Designer gráfico e artista visual prudentino, Beto Deodato concluiu nesta semana a obra que doou para o Centro Cultural Matarazzo. A arte será concluída e entregue com algumas surpresas durante a Feira do Rock, evento mensal organizado pela Secretaria de Cultura de Presidente Prudente.
Com longa experiência em marketing, design gráfico e jornalismo, ele iniciou recentemente sua atuação com artes plásticas e murais em grande escala. “Foi por acaso, depois de quase 30 anos trabalhando com marketing, gestão e design gráfico, saí da empresa e precisei me reinventar rapidamente”, relatou. A empresa da qual ele se refere é O Imparcial e atualmente está em fase de implantação o Estúdio Lisboa, espécie de coworking de designers em parceria com a esposa Luciana Lisboa, designer de acessórios de moda, e Ana Maria Lisboa, paisagista e artista plástica. 
“Logo quando terminamos a obra, recebi de um amigo o convite pra pintar a parede de uma grande incorporadora da cidade”, contou. “Ele viu a porta da frente que criamos para o estúdio, criativa, com um desenho de asas formado por rebites e linhas, aquilo chamou sua atenção e ele me perguntou se eu faria um trabalho de mural”. Beto é desenhista desde sempre, mas nunca trabalhou de fato com isso. “Enxerguei ali uma oportunidade de recomeço, sem saber onde estava pisando de fato, e foi ao mesmo tempo desafiador e incrível. É parte do que quero fazer o resto da minha vida”, disse.
Já com alguns trabalhos aplicados em paredes da cidade, Beto recebeu o convite da Secretaria de Cultura durante uma visita ao local. “Sei de toda a delicadeza e esmero na arquitetura e na história do Matarazzo, e jamais pensaria em fazer algo que não fosse temático ou respeitoso o suficiente pra ilustrar o local”. Beto acredita que sua técnica, que envolve o uso de rolinho e pincéis e resulta num efeito de quadro, encaixaria bem no ambiente. “Muitas noites dormi mal com a ansiedade de representar minha arte num dos locais mais incríveis da minha cidade. O Matarazzo é um privilégio para a cidade e para a região e essa experiência foi uma das coisas mais realizadoras que eu poderia ter na vida”.
Ele tem como característica mais marcante a pintura somente em preto e branco, com pinceladas brutas e efeito realista à distância. Sombras fortemente projetadas e personagens em perspectivas inesperadas também são características do seu trabalho.

Tema

“Imaginei em fazer algo para homenagear de forma indireta o teatro e as outras formas de arte que acontecem ali. Retratei uma menina que acabou de se apresentar para sua plateia, formada por seus brinquedos, seu irmão, seu cachorro. Ela está sonhando com o palco, com seu futuro artístico. A imaginação de uma criança não tem tamanho e a manifestação da arte também não”, relatou à reportagem.
No domingo (24), Beto estará no Matarazzo durante a Feira do Rock, evento mensal organizado pela Secretaria de Cultura, para os últimos ajustes na arte e alguns complementos que prometeu para a ocasião. “A arte que fiz tem um ponto de observação específico e é justamente neste local, distante da arte, que incluirei alguns detalhes que complementarão a experiência e a interpretação, além de render fotos criativas do observador”.

Próximos trabalhos

O artista prudentino deverá estar em Porto Velho (RO) em maio para pintar uma arte no hall de entrada da segunda maior escola de magistratura do Brasil, outra num café e na fachada de um Centro Histórico também daquela capital.

SERVIÇO
Os trabalhos dele estão disponíveis através dos seguintes perfis no Instagram: @betodeodato, com projetos exclusivos, e no @lisboa.estudio, com portfólio coletivo com suas parceiras do Estúdio Lisboa.

Foto: Cedida

O artista visual com uma de suas criações, em um café de Prudente

Publicidade

Veja também