Assistência Social promove programação para atender população em situação de rua em Prudente

Atividades, que começam nesta terça-feira, aludem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa em Situação de Rua, lembrado neste sábado; há ações de saúde, cuidado pessoal e lazer

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/08/2023
Horário 17:29
Foto: Arquivo
Programação inclui exames de saúde para população em situação de rua
Programação inclui exames de saúde para população em situação de rua

Em Presidente Prudente, a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) realiza a 2ª Semana da Mobilização em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa em Situação de Rua, lembrado neste sábado. A iniciativa será marcada por uma ampla programação no decorrer desta semana.

Segundo a pasta, Prudente conta com serviços que visam atender as pessoas em situação de rua do município, como o Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), que soma, em média, 50 atendidos por dia, e o Sapru (Serviço de Atendimento a População de Rua e Migrante), onde de 50 a 60 pessoas são acolhidas.

As ações terão início nesta terça-feira, às 9h, com um culto ecumênico no Centro POP, localizado na Rua Joaquim Nabuco, 1.346. Logo em seguida, será servido um café da manhã a este público.

Na quarta-feira, será realizado o "Dia da Saúde" a partir das 8h30, no pátio do Sapru, com mutirão de serviços de saúde gratuitos para a população em situação de rua. Haverá testes rápidos de HIV (vírus da imunodeficiência humana), sífilis e hepatites, aferição da glicemia e da pressão, vacinação, orientações de saúde mental, saúde da mulher, além de agendamentos de exames e consultas.

Na quinta-feira, a partir das 8h, haverá o "Dia da Beleza", também no pátio do Sapru, com a oferta de corte de cabelo, barba e sobrancelha. A ação é realizada em parceria com o salão Hair Fit. No mesmo dia, no período da tarde, ocorrerá uma sessão de cinema no Centro Cultural Matarazzo.

Está programado ainda um almoço de encerramento da Semana da Pessoa em Situação de Rua, que será em local e data a serem definidos.

Outra ação que ocorrerá durante a semana é a capacitação para os profissionais da rede, com o tema "Formação para construção do protocolo e fluxo de atendimento".

Serviço

Mais informações podem ser obtidas com o Centro POP, na Rua Joaquim Nabuco, 1.346, na Vila Paraíso, ou pelo telefone 3223-8273. Já o Sapru fica na Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem 431, no Jardim Marupiara.

Publicidade

Veja também