Final de semana de ouro para o jiu-jitsu de Presidente Prudente. A atleta Larissa Martins de Lima, 17 anos, da Associação Beraldo de Jiu-Jitsu/Semepp, conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu, em Barueri (SP). O evento foi organizado pela CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu), associada à IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation).
Segundo o professor e técnico da atleta, Luciano Beraldo, Larissa competiu na categoria até 65 kg (faixa roxa) e foi campeã, e na sequência lutou a categoria absoluto, que junta todas as categorias de peso, e também foi campeã.
Maria Clara dos Santos Araújo, 16 anos, também atleta da Associação Beraldo de Jiu-Jitsu/Semepp, ganhou uma luta, na categoria até 60 kg (faixa azul), mas parou nas semifinais.
De acordo com Luciano, na categoria absoluto, Larissa enfrentou atletas brasileiras, na semifinal e na final. “Larissa vem se destacando, nesse ano teve dois pódios no Campeonato Europeu, em janeiro trazendo duas medalhas de bronze. Dois pódios no Campeonato Brasileiro em abril, sendo campeã na categoria dela e bronze no absoluto. E agora fechou o ano com chave de ouro”.
Com essa vitória, Luciano explica que Larissa está apta para disputar o Campeonato Mundial, que será na Califórnia, nos Estados Unidos, no meio do ano que vem. “O Campeonato Sul-Americano apesar de ser um campeonato de duas estrelas e um dos mais importantes da IBJJF, ele não garante vaga automática para o Mundial, mas a pontuação no ranking é muito importante para conseguir chegar lá. Precisamos de apoio para que a Larissa possa participar do Mundial, mas também para o ano que vem temos planos e preparação para o Campeonato Brasileiro e o Pan-Americano”.
Cedidas

Larissa e o técnico Luciano Beraldo

Maria Clara venceu a primeira luta e parou nas semifinais