Associação de Apoio ao Portador de Câncer faz balanço positivo das atividades em 2022  

Presidente da entidade, Roberto Gurgel, relata que AAPC teve muitas conquistas no ano passado e vislumbra um 2023 de crescimento da instituição

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 05/03/2023
Horário 07:12
Foto: Cedida
Sede da AAPC está localizada na Avenida Marechal Deodoro, 375, na Vila São Jorge, em Prudente
Sede da AAPC está localizada na Avenida Marechal Deodoro, 375, na Vila São Jorge, em Prudente

A AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente) faz um balanço positivo das atividades da entidade em 2022. De acordo com a instituição foram realizados por volta de 9 mil atendimentos no ano passado. O presidente da associação, Roberto Gurgel, lista o trabalho desenvolvido por cada departamento da AAPC: 

•    “Nós tivemos na área de psicologia 732 pacientes atendidos; 
•    “Na área de assistência social, esse número atinge 936 pacientes”; 
•    “Na área de nutrição clínica, nós servimos 156 pacientes”; 
•    “Na área de fisioterapia, nós tivemos atendimentos para 768 pacientes”;
•    “Entregamos 182 cestas básicas para as famílias mais carentes e fizemos 14.160 refeições”; 
•    “Em relação ao exame preventivo de papanicolau, foram 5,5 mil mulheres atendidas em 2022”; 
•    “Em relação ao PSA, nós tivemos um atendimento de 1.833 homens”. 

Gurgel relata que 2022, em relação aos 26 anos de história da AAPC, foi altamente produtivo, muito devido ao acréscimo de um novo tipo de atendimento, o PSA (da sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens), que é voltado ao tratamento preventivo ao câncer de próstata. “A associação, durante todos estes anos, trabalhou especificamente com as mulheres, com o exame preventivo do câncer de colo de útero, o papanicolau, e, em 2022, nós, então, iniciamos o tratamento preventivo do câncer de próstata, com exames realizados em vários pontos de Presidente Prudente e também na região. Portanto, nós entendemos que o ano de 2022 foi um ano de conquistas, porque a gente aumentou a prevenção a essa doença que é o câncer”, narra o presidente da AAPC. 
Ainda de acordo com o gestor da associação, a expectativa para 2023 também é positiva. Segundo Roberto Gurgel, a AAPC deverá aumentar o número de atendimentos neste ano. “Para tanto, estamos com parcerias com o HR [Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo] e com as UBSs [Unidades Básicas de Saúde], onde a nossa associação dirige o tipo de trabalho que nós temos, o tipo de serviços que ofertamos, diga-se de passagem, todos são gratuitos”, pontua. “Aliado a esta expectativa nós temos em andamento junto ao Governo do Estado de São Paulo a doação de mamógrafo de última geração, o qual viria para ajudar, e muito, num novo tipo de prevenção ao câncer de mama”, revela Gurgel. Ele indica que o processo de doação do aparelho está em andamento junto à Secretaria Estadual de Saúde. 

Eventuais dificuldades

Gurgel narra que as eventuais dificuldades da AAPC giram entorno do financeiro, até porque a entidade vive de doações, e também de divulgação do trabalho feito pela associação. “Uma vez que as pessoas passam a tomar conhecimento daquilo que está paralelo àquilo que ela está fazendo, isso pode gerar um resultado altamente positivo. Por exemplo, a pessoa está em um tratamento clínico, digamos, de quimioterapia, mas poderá ter na associação um tratamento de ordem psicológica e de assistência social e também até no que diz respeito à nutrição”, pontua o presidente da entidade. “Nós temos enfrentado estas dificuldades, mas isto não nos impede de continuar com nosso trabalho no dia a dia”, completa Gurgel

Ajude a AAPC

A Associação de Apoio ao Portador de Câncer aceita doações de todas as ordens: seja de roupas, utensílios domésticos ou em espécie. A sede da entidade está localizada próximo ao Terminal Rodoviário Comendador José Lemes Soares, na Avenida Marechal Deodoro, 375, na Vila São Jorge, em Presidente Prudente. Para mais informações, basta entrar em contato por meio do telefone (18) 3355-4944.

Publicidade

Veja também