Associação de Produtores de Sementes Forrageiras desenvolve programa de melhoramento de cultivares

Entidade nacional dos produtores, criada há 13 anos em Presidente Prudente, a Anprosem já tem duas variedades de sementes registradas

PRUDENTE - SINOMAR CALMONA

Data 05/06/2022
Horário 05:15
Foto: Cedida
VISITA AO CENTRO DE PESQUISAS DE CULTIVARES DA ANPROSEM
VISITA AO CENTRO DE PESQUISAS DE CULTIVARES DA ANPROSEM

A Anprosem (Associação Nacional dos Produtores de Sementes de Gramíneas e Leguminosas Forrageiras) foi constituída em Presidente Prudente, em 13 de fevereiro de 2009, com o objetivo de representar e defender o interesse de empresas e produtores associados no âmbito nacional, visando sempre à melhoria e evolução do setor de sementes forrageiras.
E, desde então, a Anprosem vem trabalhando para orientar seus associados, desde a área técnica até a necessidade de regularização dentro das exigências do Ministério da Agricultura, para com o setor de sementes forrageiras, por isso oferece apoio normativo para aplicação da legislação de sementes, com o intuito de auxiliar seus associados, levando informações que contribuem para que o produtor/empresa tenha conhecimento sobre as alterações/atualizações e novidades do setor de sementes forrageiras. 
“Nossa missão é defender os interesses de empresas e dos produtores de sementes forrageiras no âmbito nacional, unindo forças para o desenvolvimento forrageiro, sendo uma associação consolidada com setor forrageiro”, relata o presidente da Anprosem, Felício Cirilo dos Santos

Foto: Cedida


FELÍCIO CIRILO DOS SANTOS, PRESIDENTE DA ANPROSEM

Programa de melhoramento

Pensando em atender a demanda de seus associados e do mercado forrageiro, a Anprosem iniciou em 2010 um projeto visando o mercado de novas cultivares. E, através deste projeto, a entidade realizou diversas parcerias com universidades, instituições de pesquisa e centros de pesquisas internacionais. “Temos como finalidade a pesquisa, assessoria e o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico. Possuímos um programa de melhoramento de plantas forrageiras, que busca inserir novas cultivares de qualidade no mercado forrageiro”, destaca Felício.
“O objetivo é atender a demanda de nossos associados e do setor forrageiro, visando melhorar o mercado com novas cultivares, oferecendo aos associados cultivares exclusivas e sementes de alta pureza genética”, acrescenta o presidente da associação.
Da parceria com o Ciat (Centro Internacional de Agricultura Tropical), com sede na Colômbia, cuja instituição tem um programa de melhoramento forrageiro, a Anprosem importa 67 acessos para avaliar a adaptação destes em bioma brasileiro.

Foto: Cedida


DIRETORIA DA ANPROSEM EM VISITA AO CIAT, NA COLÔMBIA, EM 2019

Cultivares registrados

O programa de melhoramento de plantas desenvolvido pela Anprosem em seu Centro de Pesquisas de Cultivares, no Campo Exploratório situado em Regente Feijó, já possui registros de dois cultivares no RNC:
• Megathyrsus maximus (Sin. Panicum maximum) cultivar Miyagui, também protegida no SNPC (Serviço Nacional de Proteção de Cultivares) pela Anprosem;
• Urochloa Humidicola cv. Condá 26160; material proveniente da parceria com o Ciat.

Mais comercializada em todo o Brasil

Foto: Cedida


MIYAGUI: A FORRAGEIRA PROTEGIDA MAIS COMERCIALIZADA EM TODO BRASIL

O capim Miyagui é uma cultivar da espécie Megathyrsus maximus, protegido no SNPC (Serviço Nacional de Proteção de Cultivares – Mapa) pela Anprosem, em 26/07/2017, e registrado no RNC (Registro Nacional de Cultivares - Mapa) em 18/10/2017.
Tendo apenas 5 anos de registro, as áreas de Miyagui vêm crescendo a cada safra e, atualmente, tem a posição da cultivar forrageira tropical protegida mais produzida, e entre os Megathyrsus maximus (Sin. Panicum maximum) é o segundo mais produzido, sendo a evolução da área de produção do Miyagui surpreendente, impressionando positivamente o setor de sementes forrageiras.
É a forrageira protegida mais comercializada em todo o Brasil! “Com apenas 13 anos de trajetória, nossa associação já possui a variedade forrageira protegida mais plantada e consumida do país, segundo os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É estimado que nas safras 21/22 e 22/22 seja cultivado Miyagui em uma área de 10.544,74 hectares, produzindo mais de 6 mil toneladas de sementes”, destaca o presidente Felício Cirilo. “Esse é o resultado de muito trabalho, investimento e dedicação para levar o melhor em desenvolvimento forrageiro ao nosso campo, através dos associados da Anprosem”, acrescenta.

Foto: Reprodução


EVOLUÇÃO DA ÁREA DO MIYAGUI

Cultivar conda

Nova cultivar de humidícola com maior produção de forragem e melhor relação folha/talo, a Urochloa humidicola cv Conda 26160 é uma planta perene estolonífera de crescimento prostrado, porte baixo a médio (até 0,75 m de altura), a largura da lâmina foliar é estreita, e tem pouca distribuição de pilosidade nas folhas. Possui ciclo de florescimento longo, e produz grande quantidade de sementes com alta densidade e alta relação folha/talo, favorecendo o consumo dos animais. A porcentagem de degrana das sementes após a amadurecimento é bem maior comparado com a humidícola comum. Esta cultivar apresenta boa produção de forragem e melhor tolerância à seca, comparada com a humidícola comum.

Foto: Cedida


CONDA: NOVA CULTIVAR DE HUMIDÍCULA COM MAIOR PRODUÇÃO DE FORRAGEM E MELHOR RELAÇÃO FOLHA/TALO

“A Anprosem vem se dedicando à pesquisa em melhoramento em espécies forrageiras, tanto gramíneas como leguminosas, consolidando parcerias para o desenvolvimento e registro de novas cultivares para que nossas associadas atendam a agropecuária brasileira e o mercado de exportação de sementes de forrageiras”, enfatiza a secretária executiva da Anprosem, engenheira agrônoma Sandra Ferreira.

Foto: Cedida


SANDRA TEIXEIRA, SECRETÁRIA EXECUTIVA DA ANPROSEM

DIRETORIA DA ANPROSEM
Diretor geral: Felício Cirilo dos Santos
Vice-diretor geral: Norberto Adrian Belleggia

ADMINISTRAÇÃO
Diretor administrativo: Renato Herrero
Vice-diretor administrativo: Luiz Carlos Greghi

FINANCEIRO
Diretor financeiro: Luiz Gustavo S. Greghi
Vice-diretor financeiro: Marcelo Ronaldo Villa
 
TITULARES DO CONSELHO FISCAL
Carlos Alberto da Silva Alberto Takashi Tsuhako

CONSELHO FISCAL SUPLENTE
Leonardo Cerise
Homero de Assumpção Fernandes da Silva

ANPROSEM (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PRODUTORES DE SEMENTES DE GRAMÍNEAS E LEGUMINOSAS FORRAGEIRAS)
anprosem.com.br
Avenida da Saudade, 535 - 32
Cidade Universitária
Presidente Prudente - SP
Telefone: (18) 3908-2065

Fotos: Cedidas


DIRETORIA DA ANPROSEM, COM O SAUDOSO JORGE MATSUDA, PARTICIPANDO DO TRADICIONAL PLANO DE ÁRVORES DO CIAT, EM 2016


FELÍCIO CIRILO DOS SANTOS, PRESIDENTE DA ANPROSEM, NO CENTRO DE PESQUISAS DE CULTIVARES

Publicidade

Veja também