Atenção à saúde dos olhos

EDITORIAL -

Data 23/01/2022
Horário 05:20

Com a maior exposição aos raios solares, é natural que as pessoas utilizem óculos de sol com mais frequência durante o verão. E tem para todos os gostos, para todos os estilos. Mas, muito mais do que seguir as tendências de moda, é preciso ter sempre em mente que os acessórios possuem uma importante funcionalidade: proteger os olhos dos raios ultravioletas. Desta forma, a qualidade das lentes é o que deve ser priorizado. Afinal, lentes escuras de má qualidade, sem proteção UV correta, além de não protegerem, pioram a exposição e aumentam os riscos à visão.

É o tal do barato que acaba saindo caro. Do que adianta comprar óculos sem procedência, falsificados, para se encaixar na tendência do momento, e não ter o principal, que é a proteção? Isso porque muitas pessoas optam por comprar os acessórios que são réplicas de grifes e marcas famosas, levando em consideração somente a estética: pouco importa se as lentes protegem seus olhos dos raios ultravioletas.

Na edição de hoje, a reportagem ouviu o oftalmologista Jorge Esteves Netos, que abordou com propriedade sobre os malefícios que o uso de óculos solares de má procedência causa às pessoas: desde degenerações na retina à retinopatia solar. “Muitas vezes, os danos que acontecem na retina são persistentes e ficam para o resto da vida”, alerta.

Portanto, é preciso muita atenção na hora de escolher o acessório. Claro que ele precisa agradar, encaixar bem no rosto, ficar bonito em quem vai usar. No entanto, nada de comprar óculos sem procedência, pensando apenas na estética. A saúde dos olhos merece muita atenção!

Publicidade

Veja também