Atenção jovem! É ano de votar 

OPINIÃO - Renato Michelis

Data 07/05/2024
Horário 04:30

Em toda sociedade evoluída, a participação política é crucial para o desenvolvimento e a melhora da qualidade de vida de seus integrantes. Esta participação com plena consciência cívica se faz ainda mais necessária nos períodos eleitorais, especialmente neste que elege os representantes de base: vereadores e prefeitos, ou seja, aqueles que estão mais próximos de nós e cujos serviços prestados mais afetam nossas vidas.
A UEPP sempre entendeu esta importância, e desde sua fundação vem promovendo a campanha Vote Consciente. Neste ano, a sétima edição já está em andamento, com a produção e veiculação do vídeo educativo e informativo que busca envolver por meio das redes sociais, inspirar e conscientizar os jovens [e seus responsáveis] sobre a importância do título de eleitor e a participar do pleito municipal que ocorre em outubro. 
A iniciativa surgiu após o conhecimento de que apenas 10,6% deste público-alvo prudentino (16 e 17 anos) possui o documento eleitoral (dados até 18 de abril). A data-limite para a regularização é até amanhã, dia 8, em qualquer Cartório Eleitoral. Embora para muitos jovens possa parecer uma formalidade sem sentido, tirar o título de eleitor é um ato de comprometimento com o processo democrático.
É verdade que, no Brasil, o voto para os jovens dessa faixa etária não é obrigatório. No entanto, a decisão de registrar-se como eleitor demonstra como o jovem começa a compreender a importância do seu papel e a perceber que sua voz pode ter o poder de influenciar decisões políticas e representar a sua geração nas esferas de poder. Sem dúvidas, é um passo inicial para se envolver ativamente, seja participando de debates e discussões sobre questões que afetam suas vidas e o futuro a curto e longo prazo.
Este é apenas o início da campanha e muitas outras ações serão realizadas, sempre de forma apartidária e transparente, e com o intuito de esclarecer e ajudar a população a fazer as melhores escolhas, exercendo com consciência e sabedoria seu direito cívico de votar. Esperamos assim, colaborar na melhora cada vez maior de nossas representações políticas, pois uma sociedade ciente de seu poder, direitos e obrigações, com certeza será mais evoluída.
A Campanha Vote Consciente tem o apoio da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), BPW-PP (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais), Ciesp Prudente, Conselho de Veneráveis Mestres (C.V.V.M.M.), Escola do Legislativo da Câmara Municipal, Grupo Lidera, 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empesas), Sicredi Rio Paraná PR/SP e Soroptimistas.  
  

Publicidade

Veja também