Atenção primária à saúde: cenário positivo em Prudente

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 13/02/2024
Horário 04:15

Presidente Prudente ganhou destaque nacional e isso precisa ser celebrado. Como noticiado neste diário, levantamento do 3º quadrimestre do Ranking Previne Brasil, que avalia a qualidade da atenção primária à saúde, coloca a capital regional em primeiro lugar entre todos os municípios brasileiros com mais de 200 mil habitantes, com nota 9,71 em uma escala que vai até 10.

Realmente, a cidade mais importante da região merece destaque neste sentido. Tem inúmeras ações louváveis e que dão certo. Exemplos de iniciativas de prevenção que mudam e melhoram a qualidade de vida daquela pessoa e, consequentemente, da sua família.

Vale ressaltar que essa atenção primária à saúde é o nível de atenção à saúde em que a pessoa e sua família têm o primeiro contato com o sistema de saúde, de forma contínua, global e coordenada que se proporciona à população sem distinção de gênero, doença ou sistema orgânico. São ações essenciais que podem ajudar no tratamento e cura de alguma doença.

Em Prudente, destaca-se a realização de exame preventivo de câncer do colo do útero (citopatológico), em que o município conseguiu superar pela primeira vez a meta estipulada pelo governo federal, além da realização de pré-natal, exames de sífilis, HIV (vírus da imunodeficiência humana) e odontológicos em gestantes, bem como exames para controle da hipertensão, indicadores em que o município permaneceu acima da meta do ministério.

Essas ações proporcionam promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada. A participação do poder público e da população é essencial para o bom andamento destas iniciativas. Parabéns, Presidente Prudente, por ser exemplo muito positivo neste sentido.

Publicidade

Veja também