Atenção primária de Prudente fica em 7° lugar no ranking do Previne Brasil

Nota teve uma elevação no decorrer do ano de 2022, já que no 1º quadrimestre a nota foi de 8,91; no 2º quadrimestre 9,07 e a última avaliação no final 2022, a nota foi subiu para 9,33

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 17/03/2023
Horário 16:30
Foto: Cedida
“A qualidade dos serviços de saúde nada mais é que o fruto do trabalho dos servidores”, afirma secretário de Saúde
“A qualidade dos serviços de saúde nada mais é que o fruto do trabalho dos servidores”, afirma secretário de Saúde

Presidente Prudente, por meio do trabalho de atenção primária realizado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), vem alcançando as metas e se destacando no ranking nacional. A cidade obteve a nota 9.33 no último quadrimestre de 2022, no total de 10, e está classificada em 7° lugar no país entre os municípios de grande porte.

O trabalho das equipes de atenção primária em saúde é mensurado por meio de indicadores de desempenho, que definem a qualidade do serviço prestado, promovem o ranking entre os municípios brasileiros e ainda auxiliam na definição de valores para repasse dos recursos no bloco de financiamento SUS (Sistema Único de Saúde).

Houve uma elevação da nota no decorrer do ano de 2022, já que primeiro quadrimestre a nota foi de 8,91. No 2º quadrimestre de 2022, as equipes obtiveram a nota 9,07. Sendo a última avaliação no encerramento do ano de 2022, a nota aumentou para 9,33.

O prefeito Ed Thomas (sem partido), vice-prefeito Izaque Silva (PL), e o secretário de saúde Breno Erbella Casari, bem como as equipes de supervisão das estratégias de saúde da família e supervisão médica, parabenizam o trabalho desses profissionais, pois as equipes de atenção primária em saúde vêm alcançando a pontuação necessária, em quase todos os indicadores.

“A qualidade dos serviços de saúde nada mais é que o fruto do trabalho dos servidores que estão sempre em busca de prestar um atendimento de qualidade aos cidadãos prudentinos”, enalteceu o secretário de Saúde, Breno Casari.

O destaque é para todas as equipes, a exemplo da equipe do João Domingos Netto I, que no último quadrimestre atingiu a meta preconizada, em todos os indicadores do programa Previne Brasil, assim como as demais equipes que se destacaram, elevando a qualidade da saúde.

Nesse sentido, a definição do valor a ser transferido depende dos resultados alcançados no conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária (eSF/eAP).

Os atributos da APS (Atenção primária à Saúde) são fortalecidos pelos indicadores do Programa, o que induz o aprimoramento dos processos de trabalho e a qualificação dos resultados em saúde, além de otimizar aspectos como periodicidade e método da avaliação. Exemplo disso é que, por meio do monitoramento desses indicadores, podem ser avaliados os acessos, a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados pelas eSF/eAP, fornecendo subsídios para medidas de aprimoramento das ações e dando mais transparência aos investimentos na área da saúde para a sociedade.

 

O PROGRAMA

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização, equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

 

 

Publicidade

Veja também