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Atendimento online traz praticidade aos cidadãos

EDITORIAL -

Data 21/01/2020
Horário 04:05

Com a democratização dos smartphones, que possibilitaram o acesso dos usuários a uma gama de serviços online, estabelecimentos dos mais diferentes gêneros se viram obrigados a levar seus produtos para a internet, a fim de atender a esta demanda cada vez mais digital. Um dos exemplos bem-sucedidos são os aplicativos de comida, que permitem aos interessados solicitar qualquer refeição com pouquíssimos cliques, sendo possível fazer o pagamento por meio destas plataformas. Isso certamente trouxe mais celeridade ao atendimento, uma vez que a pessoa tem em suas mãos o cardápio, pode escolher rapidamente o que deseja comer, selecionar a forma de pagamento e esperar a entrega, procedimento que certamente levaria mais tempo se fosse feito oralmente pelo telefone.

Essa praticidade que os aplicativos dos celulares trouxeram para o dia a dia motivou as administrações municipais a recorrerem ao mesmo meio para estreitar o relacionamento com a população, conforme relatado por este diário na edição de domingo. A reportagem trouxe três exemplos de prefeituras que investiram no uso de plataformas digitais para receber as colaborações da comunidade.

Um deles é o site “Prefeitura e Você”, da Prefeitura de Presidente Prudente, por meio do qual os munícipes podem solicitar reparos de iluminação e em asfalto, podas de árvores, fiscalização de terrenos, consertos de sinalização e vistoria em imóveis irregulares. Outro é o WhatsApp da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Venceslau, que oferece a possibilidade de agendamento de consultas com o clínico geral, dispensando a necessidade dos pacientes se deslocarem até o posto de saúde para marcar uma data e, consequentemente, reduzindo aglomerações na unidade. Por fim, há também o WhatsApp da Prefeitura de Epitácio, que recebe fotos e vídeos que denunciem o descarte de lixo em locais inadequados, animais de grande porte soltos nas ruas e residências em situação de risco ou abandonadas.

Este é o caminho no qual as prefeituras devem continuar apostando para modernizar seus serviços e facilitar cada vez mais a vida do cidadão, que deseja paulatinamente meios mais simples de ter seus pedidos e reivindicações atendidos, sem a necessidade de fazer deslocamentos desnecessários ou lidar com ofícios burocráticos. Para isso, é importante que o retorno ao munícipe também seja eficiente: as municipalidades devem disponibilizar funcionários que monitorem esses canais continuamente, garantindo sempre a resposta que o público deseja.

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