Atendimentos de radioterapia começam terça

Trabalhos serão disponibilizados no Hospital Regional do Câncer para pacientes encaminhados pela Oncologia da santa casa

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 30/09/2015
Horário 07:33
 

Os atendimentos no Setor de Radioterapia do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente começam na terça-feira. Os trabalhos serão disponibilizados para os pacientes encaminhados pela Oncologia da santa casa do município, como expõe o presidente da Fundação Hospital Regional do Câncer de Prudente, José Hilário Pasquini. A sala de tratamento é a primeira inauguração que ocorre na unidade de saúde e segue um planejamento proposto pelos representantes, de iniciar os atendimentos por setores, até que todo hospital esteja completo.

Segundo José Hilário, a expectativa é que até o fim do ano a obra esteja concluída ou, então, que falte bem pouco para seu término. Conforme noticiado por este diário, no início de setembro, técnicos do Cnen (Conselho Nacional de Energia Nuclear) realizaram vistorias na sala e nos aparelhos de radiologia do hospital e, na ocasião, de acordo com o presidente, os itens foram aprovados.

Vale ressaltar que a construção da unidade especializada de saúde tem custo orçado em torno de R$ 45 milhões. Só o aparelho de radioterapia utilizado no hospital é avaliado em R$ 3 milhões e foi adquirido com recursos do governo estadual. Quanto à área de abrangência, o presidente da fundação explica que a instituição atenderá a demanda regional e que, a partir de informações da Secretaria de Estado da Saúde, vai abranger cerca de 1,1 milhão de pessoas da região administrativa de Presidente Prudente.

 

Doações


José Hilário esclarece que a ajuda de todos os órgãos, instituições e comunidade é um fator muito importante e que dá suporte nas obras do hospital. Uma das propostas que segue em análise, estudo e discussão é o repasse dos valores de resgates do Título de Capitalização de Pagamento Mensal, da Modalidade Popular, SP CAP. O título – que é emitido pela Invest Capitalização – é comercializado por toda região do oeste paulista e, no momento, 100% dos valores de resgates são repassados ao Hospital Amaral Carvalho de Jaú.

Desta forma, com o intuito de debater sobre o possível direcionamento de tais resgates ao Hospital Regional do Câncer de Prudente, uma reunião entre membros da SP CAP e do hospital ocorre na segunda-feira. Tanto José Hilário quanto o gerente geral da empresa prudentina que comercializa o título, Valmir Cirino de Carvalho, esclarecem que há interesses de ambos os lados, mas que a iniciativa tem todo um processo administrativo, análises documentais e etapas necessárias para, futuramente, se tornar viável. "Temos interesse em fazer o repasse, mas a entidade deve estar preparada e documentada", cita Valmir.

Os dois representantes concordam que a intenção é positiva, tem sido abordada há tempos e contribui com os trabalhos do hospital. "Toda verba, recurso e doação são bem-vindos", acrescenta José Hilário.

 

Moção


O possível redirecionamento foi alvo até da Moção 122/16, de autoria da vereadora Alba Lucena Fernandes Gandia (PTB). No ato, a legisladora reintegra o pedido de repasse dos resgates do título de capitalização ao Hospital Regional do Câncer de Prudente. No documento, a legisladora aborda que a iniciativa pode fazer "grande diferença ao local", vistos que será revertida em melhorias para a nova instituição de saúde.

 
Publicidade

Veja também