Atendimentos no centro de triagem aumentam 125% em março

Se comparados os primeiros 15 dias do mês com o mesmo período de fevereiro, atendimentos saltaram de 1.469 para 3.307

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 25/03/2021
Horário 04:05
Foto: Roberto Kawasaki 
Centro de triagem funciona das 8h às 17h
Centro de triagem funciona das 8h às 17h

O número de atendimentos realizados pelo Centro de Triagem da Covid-19 em Presidente Prudente, se comparados os primeiros 15 dias do mês de março com o mesmo período do mês anterior, apresentou um aumento de 125%, já que eles saltaram de 1.469 para 3.307 nesta primeira metade do mês de março. Os números são preocupantes e, segundo o assessor da pasta municipal da Saúde, Jefferson Saviolo, muito tem a ver com a falta de conscientização da população. 
“Por incrível que pareça, por mais que todos nós já estamos há um ano nesse cenário de pandemia, é possível ver muitas pessoas que ainda são resistentes às regras sanitárias ou então que já abriram mão dos cuidados, por estarem cansadas dessa situação”, aponta. Ainda segundo Jefferson, esse excesso de atendimentos não apenas no centro de triagem, mas em todo o sistema de saúde, faz com que os profissionais estejam desgastados diante da demanda que só cresce. “Por isso, temos trabalhado alguns aspectos humanitários e acolhedores para com nossos servidores, pois precisamos dar esse suporte neste momento”. 

Colapso no sistema

O assessor não deixa de lembrar que esse cenário de casos confirmados e de muitos atendimentos tem uma consequência ainda mais grave para a sociedade: o colapso no sistema de saúde. Por isso, para ele, é fundamental que as pessoas não deixem de cumprir com suas obrigações no que diz respeito à pandemia. “Infelizmente, com a chegada da vacina, algumas pessoas tiveram a falsa sensação de que a Covid-19 será controlada bem rápida, mas, hoje, vivemos nosso pior cenário e isso precisa ser mudado”. 
Com uma média de 300 atendimentos diários, o Centro de Triagem da Covid-19 em Presidente Prudente estuda, ainda que de forma inicial, a possibilidade de disponibilizar via celular os resultados dos exames, que hoje precisam ser retirados de forma presencial, para que a circulação de pessoas na cidade diminua cada vez mais. “Além disso, estudamos, em breve, ampliar o horário de funcionamento, que hoje é das 8h às 17h, para um período entre 7h e 19h. De qualquer forma, a conscientização popular é nossa maior esperança”. 

SERVIÇO
O Centro de Triagem da Covid-19 continuará funcionando na Praça da Juventude e Longevidade Lucas Nalini Paschoalin, que fica na Rua Adelino Rodrigues Gatto, 1.225, ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab. O horário de atendimento é o das 8h às 17h”. 

Publicidade

Veja também