Atitudes para um envelhecimento saudável

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 01/06/2022
Horário 04:30

Atualmente, de cada cinco famílias no Brasil, uma tem um idoso e eles já são quase 30 milhões de brasileiros. Cuidar deles é parte do cotidiano de muitos.
Com maior expectativa de vida, vem a realidade do processo de envelhecimento. Algumas das principais alterações que filhos e netos percebem são cabelos brancos ou calvície, diminuição da visão, da audição, lentidão ao caminhar e diminuição da memória, além de hipertensão arterial, diabetes, intestino mais lento.
A realidade do processo de envelhecimento exige dos filhos e netos uma intervenção de modo rápido, assim é importante falarmos sobre algumas atitudes necessárias para um envelhecimento saudável. Primeiramente, é preciso elaborar um planejamento para as consultas médicas. Na terceira idade, o acompanhamento anual ou semestral com alguns especialistas é importante, pois as alterações no corpo e na mente se aceleram. O oftalmologista avaliará diagnóstico precoce e, se necessária, correção de cataratas, além de ajuste de grau dos óculos. Otorrinolaringologista avaliará o grau de surdez, retirada de excesso de cerume e uso de aparelho auditivo. O ortopedista avaliará graus de artroses, artrites e osteoporose e tratamento para evitar quedas e fratura. O neurologista poderá identificar precocemente graus de perda da memória. Todos são fundamentais.  
Quanto às idas ao dentista, semestralmente devem avaliar os dentes, que na velhice ficam escuros, mais frágeis, frequentemente surgem cáries, e alguns necessitam de tratamento de canal e troca de próteses dentárias.  
No Brasil, mais de 25% da população tem aumento da pressão arterial e 10% diabetes. Portanto, com a realização periódica de exames de sangue, de colesterol, da glicemia, de urina, bem como raios-X de tórax e eletrocardiograma, poderão ser observadas alterações e controlá-las rapidamente, tendo idosos o sentimento de bem-estar. O cardiologista geralmente realiza alguns desses pedidos de exames, enquanto outros citados acima pedem os demais. 
Estas atitudes, claro, devem ser aliadas a bom sono, alimentação saudável e exercícios físicos. O empenho e cuidado de filhos e netos serão fundamentais, e o benefício será tanto para quem cuida quanto para quem é cuidado. 


 

Veja também