Atleta do parabadminton do Sesi  de Prudente ganha ouro e bronze em Brasileiro

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 12/10/2021
Horário 06:24
Foto: Cedida
O sul-mato-grossense Yuki agora é ouro do Sesi Presidente Prudente
O sul-mato-grossense Yuki agora é ouro do Sesi Presidente Prudente

Depois de quase um ano de preparação com muito treino e superando as dificuldades impostas pela pandemia como isolamentos e restrições, os resultados finalmente chegaram. O atleta Yuki Roberto Rodrigues, 19 anos, do Sesi Prudente, encerrou sua participação no VI Campeonato Brasileiro de Parabadminton com a medalha de ouro no Simples (individual) e com o bronze nas duplas. O evento ocorreu no último fim de semana no Centro Paraolímpico Brasileiro em São Paulo.
Para alcançar a medalha dourada no individual, Yuki precisou suar a camisa. “Ele teve cinco jogos duríssimos, contra atletas muito bem preparados. Na final ele encarou o atual campeão pan-americano, com a partida durando quase uma hora. Então essa medalha tem um peso muito grande para ele”, diz Mayara Bressanin, técnica do paratleta e da equipe de Badminton do Sesi Prudente. 
Segundo ela o Campeonato Brasileiro serve para que o atleta pontue para o ranking nacional, para indicar os melhores em cada categoria para competições internacionais como pan-americano e até mesmo Paralímpiadas.
Nas duplas, o caminho também não foi fácil e por pouco Yuki não fica de fora das disputas de medalhas. Após disputar quatro jogos e chegar às semifinais, o seu parceiro sentiu uma lesão quando jogava uma partida individual e não pode jogar. 
“Como no badminton não existe disputa de 3º lugar, eles acabaram ficando com o bronze”, explica Mayara.

 

Trajetória
O sul-mato-grossense Yuki teve seu primeiro contato com o badminton em 2016, por intermédio do professor Roney Araújo, seu primeiro treinador em Três Lagoas (MS), na ATEAC (Associação Três-lagoense de Esporte Adaptado e Cultura). Isso após deixar o atletismo, se aprofundando na modalidade, chegando a disputar campeonatos estaduais no Estado e fazendo sua estreia no cenário nacional em 2018. “Foram muitas dificuldades enfrentadas, estrutura, recursos, mas sou muito grato ao professor Roney por ter confiado em mim”, diz o atleta. 
Em 2020, surgiu a oportunidade de treinar no Sesi em Prudente, mas a pandemia fez os planos serem adiados. Sua chegada na unidade ocorreu apenas no início de 2021, quando pode ter acesso à toda estrutura de treinamento disponível. Além disso, ele contou com todo o apoio da técnica Mayara em sua adaptação na cidade e à nova rotina de treinos. 
“Desde a minha chegada ela me ajuda, e até hoje quando preciso de algo ela sempre está por perto. Não tem como não agradecer a ela e ao Clóvis [orientador do Centro de Qualidade de Vida], por todo apoio dado a mim. Eu digo que essas medalhas são apenas o começo e que ainda teremos muitas conquistas”, agradece feliz o jovem paratleta.

 

Publicidade

Veja também