Atletas da APA se preparam para 44ª edição do Troféu Brasil

Evento que homenageia Aída dos Santos, figura histórica do atletismo e do esporte brasileiro, será realizado de 31 de julho a 3 de agosto, em São Paulo

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 10/07/2025
Horário 09:04
Foto: Cedida/APA    
Gabriel Kenji: ouro nos 100m e prata no salto em distância, no Paulista de Atletismo Adulto
Gabriel Kenji: ouro nos 100m e prata no salto em distância, no Paulista de Atletismo Adulto

Cinco atletas da APA (Associação Prudentina de Atletismo) estão confirmados no 44º Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa 2025, a principal competição do calendário nacional da modalidade. O evento será realizado entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP).

O Troféu Brasil deste ano presta homenagem à lendária Aída dos Santos, pioneira do atletismo brasileiro e única mulher da delegação nacional nas Olimpíadas de Tóquio, em 1964.
Representam a APA na competição os atletas Allana Romão Rodrigues (salto em altura), Rayssa Romão Rodrigues (salto em distância), Beatriz Leite do Nascimento, Felismina Vendohali Tchihanda Cavela da Silva e Rafael Ramos Catucci Vicente (todos no salto em altura).

De acordo com o treinador Cremilson Julião Rodrigues, o Montanha, as expectativas são positivas. “A intenção é que todos façam boas provas e superem seus recordes pessoais. E, quem sabe, tragam uma medalha para casa. O Troféu Brasil é o auge das competições de atletismo na América Latina. É uma experiência única para qualquer atleta”, destaca.

“A INTENÇÃO É QUE TODOS FAÇAM BOAS PROVAS E SUPEREM SEUS RECORDES PESSOAIS. E, QUEM SABE, TRAGAM UMA MEDALHA PARA CASA. O TROFÉU BRASIL É O AUGE DAS COMPETIÇÕES DE ATLETISMO NA AMÉRICA LATINA. É UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA PARA QUALQUER ATLETA”
Cremilson Julião Rodrigues, o Montanha

Montanha também ressalta que a temporada 2025 tem sido marcada por aprendizado, amadurecimento e conquistas para a APA. “Nossos atletas deixaram de ser crianças e entraram no mundo adulto. Estamos aptos a receber incentivos via imposto de renda, emendas parlamentares, entre outros. A parceria com o Tênis Clube de Presidente Prudente e com a Semepp [Secretaria Municipal de Esportes] também somam muito para esta temporada”, completa.

Destaque no Paulista Adulto

Na semana passada, atletas da APA também se destacaram no Campeonato Paulista de Atletismo Adulto, realizado em São Bernardo do Campo (SP). 

Gabriel Kenji da Silva Dano foi um dos grandes nomes da delegação prudentina: conquistou o ouro nos 100 metros rasos, com o tempo de 10.80s, na 1ª Divisão, e garantiu a prata no salto em distância, com a marca de 6,66 metros (v.v. - 0.1).

Rayssa Romão Rodrigues também brilhou ao conquistar o título no salto em distância, com 5,79 metros.

Já Gian Luca Silva Santos garantiu o bronze nos 100 metros (10.88s) e foi classificado para a final dos 200 metros (21.97s).

O atleta Pedro Isogai Guedes, por sua vez, infelizmente foi desclassificado na largada dos 100 metros rasos por queima. Ele também participou das eliminatórias dos 200 metros, com o tempo de 23.87s.

Fotos: Cedidas/APA    

Rayssa Romão: campeã no salto em distância com 5,79m


Gian Luca: bronze nos 100m com 10.88s


Montanha: “Temporada 2025 tem sido marcada por aprendizado, amadurecimento e conquistas”

Publicidade

Veja também