Atletas da equipe Shiratomi de Karatê faturam 11 medalhas em etapas estadual e nacional 

Caratecas da família Peixoto, de Narandiba, Lucas Pastro, de Pirapozinho, e Ytalo Junior Góis dos Santos, de Sandovalina, brilharam em eventos da CBK e FPK, no fim de semana

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 16/04/2024
Horário 17:12
Foto: Cedida
Arielly Peixoto, mãe, Maria Júlia Peixoto, filha caçula, e Maria Eduarda Peixoto, filha mais velha, subiram no pódio da classificatória da FPK em Rio Preto
Arielly Peixoto, mãe, Maria Júlia Peixoto, filha caçula, e Maria Eduarda Peixoto, filha mais velha, subiram no pódio da classificatória da FPK em Rio Preto

Os atletas da equipe Shiratomi de Karatê foram para o tatame, no último final de semana, em dois grandes eventos promovidos pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê) e pela FPK (Federação Paulista de Karatê) e conquistaram, ao todo, 11 medalhas. 

No sábado, durante a etapa classificatória da FPK no Centro Regional de Eventos de São José do Rio Preto (SP), destaque especial para as caratecas da família Peixoto, de Narandiba: a mãe Arielly Peixoto conquistou o 1° lugar nas categorias kata master e shiai kumite master; a filha mais velha, Maria Eduarda Peixoto, a Duda, ficou com o ouro na categoria shiai kumite senior e o bronze no shiai kumite Sub-21; a caçula, Maria Julia Peixoto, terminou a categoria shiai kumite Sub-14 na 3ª colocação. 

Ainda na etapa estadual de São José do Rio Preto, o atleta Ytalo Junior Góis dos Santos, de Sandovalina, conquistou o 2° lugar shiai kumite e o 3° lugar kata na categoria cadete.

Classificatória do Brasileiro

Entre os dias 9 e 14 de abril, Lucas Pastro participou da seletiva em Joinville (SC) para integrar a seleção brasileira de 2024 e, por uma diferença de três décimos na modalidade kata, ficou em 2º lugar, conquistando a vaga de 1º reserva na equipe nacional. 

No mesmo período, também em Joinville, aconteceu a etapa classificatória do Campeonato Brasileiro, e o jovem Lucas garantiu o 1° lugar no kata sub-14 (2° kyu e acima) e o bronze no Shiai kumite sub 14 2° kyu e acima (+45 kg). A filha mais velha da família Peixoto, Maria Eduarda, além de conquistar duas medalhas no estadual, também participou antes da etapa nacional e ficou com o 2° lugar na categoria shiai kumite sub-21 (6° ao 3° kyu). 

Tanto Lucas quanto Maria Eduarda já estão classificados para as finais do Campeonato Brasileiro nessas modalidades.

“Tem colhido bons frutos"

O sensei Elton Shiratomi destacou a importância das conquistas de sua equipe como uma demonstração de força do karatê do oeste paulista em âmbito estadual e nacional. “Nosso trabalho, iniciado em 2016, a nível de alto rendimento, tem colhido bons frutos a cada ano que passa e estamos no caminho certo para um dia ter nossos atletas na seleção brasileira”, pontuou Shiratomi. “Todas essas participações são consequência do trabalho árduo de treinamento dos atletas, da confiança dos pais, nosso trabalho e, especialmente, dos seus patrocinadores”, acrescentou o sensei. 

“Experiência para a vida"

Em entrevista ao O Imparcial, a jovem Maria Eduarda Peixoto sublinhou o último final de semana de competições como uma “experiência para a vida”. Na sexta, ela estava em Joinville e, no sábado, competiu em São José do Rio Preto. “Estar em Joinville e conquistar mais uma vez a vaga para a final do Campeonato Brasileiro foi mais uma experiência para vida. Consegui a 2ª colocação”, iniciou a carateca, que contou como foi o vai-e-vem do sul do país até o noroeste do Estado de São Paulo: 

“No mesmo final de semana estava acontecendo a 5ª Etapa do Campeonato Paulista em São José do Rio Preto onde precisaríamos estar no sábado cedo. Minha irmã Maria Julia Peixoto e minha mãe Arielly Peixoto também disputam o estadual. Saímos de Joinville direto pra São José onde, graças a Deus, também tive bons resultados garantindo mais uma medalha de 1° lugar e uma de 3° lugar”, complementou a atleta. 

Foco no Brasileiro

Passado o final de semana enérgico de competições, o foco da jovem carateca agora é a disputa das finais do Brasileiro. “Para mim, a partir de hoje, é prioridade. Joinville me mudou, e Brasília vai receber uma Maria Eduarda diferente, pronta para subir naquele pódio mais uma vez”, pontuou Maria Eduarda, ao agradecer os senseis Elton Shiratomi e Guilherme Henrique dos Santos e também o prefeito de Narandiba, Itamar dos Santos Silva (PSDB) e a secretária municipal de Esportes, Marly Sayuri, pelo respaldo fornecido para que a jovem participasse das competições. 


Lucas Soares Pastro garantiu o ouro no kata sub-14 na etapa classificatória do Brasileiro, em Joinville


Ytalo Junior Góis dos Santos (1º à esq.) conquistou o 2° lugar shiai kumite e o 3° lugar kata na categoria cadete

Publicidade

Veja também