Atletas da região competem no Pan-Americano de Basquetebol

Prudentina Lika e anastaciana Bia foram convocadas para jogarem pelo Brasil na categoria 55+, na Argentina; hoje elas embarcam

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 18/03/2022
Horário 06:17
Foto: Cedida
Há cinco anos Lika e Bia já participam do basquete master
Há cinco anos Lika e Bia já participam do basquete master

De hoje a 26 de março, duas atletas representantes da região, Eliane Ferrari Chagas, a Lika, de Presidente Prudente, e Beatriz Ramos Amorim, a Bia, de Santo Anastácio, jogarão pelo Brasil na categoria 55+ o 11° Panamerican Maxibasketball - Pan-Americano de Basquetebol, na cidade de Paraná, província de Entre Rios, na Argentina. A competição é organizada Fimba (Federação Internacional Master de Basquete). Nesta sexta-feira, elas já embarcam.
As duas atletas são integrantes do IBMS (Instituto de Basquete Master Solidário), das amigas do basquete de Presidente Prudente.
“A expectativa é que possamos conseguir pelo menos o segundo lugar, mas sempre é disputa intensa, Argentina e México são bem fortes. O encontro com tantos atletas também é pura alegria, pois são mais de 3 mil atletas, masculino e feminino, de 35 a 85 anos!”, exclama Lika, animada para o campeonato.
Segundo ela, na Argentina haverá outras cinco equipes e o Brasil está em uma chave com outras duas equipes fortes da casa. Mas os treinamentos foram intensos e as atletas se dedicaram bastante aos preparos com musculação, treinamento funcional, condicionamento e treino em quadra. Fisioterapia também faz parte porque neste período da vida, pode haver lesões e é necessário cuidar bem. 
“O mais importante é que a idade não impede de fazer algo que gostamos. Só precisa ter cuidados com a alimentação, atividade física, e a motivação aparece. A alegria e as amizades também incentivam. Ver tantas mulheres participando, algumas com mais de 65 anos, é inspirador. Nossa maior representação feminina é Regininha, com 82 anos. Tudo isso mostra nossa capacidade de seguir”, exalta Lika.  
Há cinco anos Lika e Bia já participam do basquete master e têm disputado continuamente campeonatos regionais e brasileiros (2018, 2019 e 2021). Bia já integrou equipe brasileira no Campeonato Mundial, na Finlândia, em 2019.  
Aos interessados em acompanhar o Pan e ver os resultados, as páginas do Facebook e do Instagram da Fimba Maxibasketball estará atualizando tudo.

Cedida

Seleção brasileira, categoria 55+, disputará o 11° Panamerican Maxibasketball
 

Publicidade

Veja também