Presidente Prudente, Álvares Machado e Santo Anastácio sediaram ontem uma etapa da fase regional da 32ª edição dos JAJ (Jogos Abertos da Juventude), e os campeões de cada modalidade deverão disputar a final regional em Pirassununga, no início do próximo mês. Em Prudente, foi realizado o torneio de atletismo, na pista Mário Covas da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista). Álvares Machado sediou o campeonato de judô e jogos de mesa, como xadrez, dama e tênis de mesa. Já Santo Anastácio, recebeu os esportes coletivos.
Ao todo, são 12 cidades participantes: Adamantina, Álvares Machado, Dracena, Junqueirópolis, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Parapuã, Prudente, Rinópolis, Rosana, Taciba, Teodoro Sampaio. O JAJ reúne jovens entre 15 e 19 anos, da própria categoria, é organizado pela Drel (Delegacia Regional de Esportes e Lazer) de Prudente, e é classificatório para a fase estadual, que será realizada em Sertãozinho, entre 18 e 27 de junho.

FCT/Unesp, em Prudente, sediou as provas de atletismo
Segundo Edvaldo José de Oliveira Júnior, diretor técnico 1 da Drel, na pista da Unesp estiveram cerca de 150 atletas, que participaram de provas de 5 mil metros, 400 metros rasos, salto com vara, salto à distância, entre outras modalidades. O organizador diz que todos apresentaram boa desenvoltura e acredita que grande parte tem potencial para seguir. "Eles são jovens, mas têm grande potencial. Boa parte deles deve seguir com o esporte ou mesmo investir na carreira de forma profissional", comenta.
É o caso de Jeremis Daneil, 17, de Prudente, que já esteve em dois campeonatos Sul-Americanos de atletismo. A participação foi no final do ano passado, na Colômbia. No JAJ, ele disputou na categoria 110 metros com barreiras. "Não pretendo parar e quero seguir carreira. Nas duas vezes que representei o país fora, fui classificado em 4º lugar. Quer dizer que falta pouco", relata.
Em Álvares Machado, Clayton Dutra, coordenador Municipal de Esportes, diz que a competição reuniu 70 atletas, entre rapazes e garotas, sendo 40 jovens dos jogos de mesa e 30 do judô.