Atletas disputam vaga na final do Campeonato de Caratê, em PP

Esportes - Rogério Lopes

Data 10/04/2016
Horário 09:17
Presidente Prudente foi palco de uma expressiva competição esportiva, ontem. Na ocasião, a capital da Alta Sorocabana sediou a 4ª etapa classificatória do Campeonato Paulista de Caratê. O evento ocorreu das 8h às 15h, no Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi, e reuniu cerca de 400 atletas, distribuídos em 183 categorias a partir dos 6 anos, de 40 associações do Estado. A competição foi à última chance dos atletas que ainda não conseguiram uma vaga nas etapas anteriores tentar a classificação para a grande final desta edição, que também será realizada em Prudente, em 29 de maio.

O evento é organizado na região pela 5ª Delegacia Regional e faz parte das atividades ligadas à FPK (Federação Paulista de Karatê).

Jornal O Imparcial Etapa teve apresentação de kata

De acordo com diretor da delegacia regional, Paulo José Villalva Martins, a competição reuniu atletas de alto nível e com experiências nacionais e internacionais. Assim, acreditava que as apresentações no kata – luta imaginária – e os confrontos no kumite – combate entre os dois lutadores – seriam bem técnicas e acirradas.

O representante destaca a importância para a cidade sediar as etapas da competição de grande abragência. "Isso se deu graças às estruturas postas em práticas para atender as necessidades de realizar tal evento, por meio do incentivo do governo municipal", salienta.

Para a gestora da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), Maria Cristina Borges Madeiral Netto, Tute, é "muito gratificante para a cidade sediar um evento com tamanha proporção". Ela lembra os trabalhos feitos por Paulo José, à frente da delegacia, possibilitou aberturas e incentivos à modalidade esportiva.

 

Semepp

A Semepp participou desta etapa com 50 caratecas, de 7 a 19 anos, desde os competidores mais experientes como as crianças que iniciaram no projeto social da escolinha de caratê. Segundo o coordenador da modalidade e técnico da equipe prudentina, Alexandre Serra, a expectativa era classificar 80% dos atletas para a fase final. "O nível está elevado, mas temos condições de garantir muitas vagas", apostava.

Do total de participantes pela Semepp, o técnico diz que 30 são atletas de alto rendimento e 20 são iniciantes. "Esta é uma competição forte que abre espaço para participação de todos".

 

Confiança

Esperando para entrar no tatame, os esportistas não escondiam a ansiedade, mas também a confiança para conquistar a vaga para a disputa final. Contando, com a experiência adquirida nas diversas competições que já participou, o prudentino Gustavo Fernandes, 14 anos, bicampeão brasileiro e campeão sul-americano, lembra que além do empenho para participar da etapa final, o evento serve como preparação para seletiva nacional. "Tenho treinado muito e estas competições contribuem nesta preparação", cita.

Sobre a disputa de ontem, onde competiu na categoria 14/15 anos até 57 quilos, ele pontuou que "tinha boa chance de ser campeão".

A seletiva também foi lembrada pelo carateca de Ourinhos, José Augusto de Oliveira Netto, 14 anos. "Estou treinando forte todos os dias. Uma preparação intensa para a seletiva nacional", afirma. Fora isto, ressaltou que a equipe estava bem animada, com boas expectativas e preparada para enfrentar os adversários em Prudente. "Temos condições de fazer boas lutas", acrescentou.

 

Premiação

A quarta etapa classificou para a final os oito melhores atletas de cada categoria. Já os três primeiros colocados, também por categoria, ganharam uma medalha.

Os resultados da competição ainda não haviam sido finalizados até o fechamento desta edição.
Publicidade

Veja também