Atletismo APA faz história nos Jogos da Juventude, com convocação de Júlia Isogai

Entre centenas de talentos do país, ela se destaca como a mais jovem integrante da equipe de São Paulo e a única representante do oeste paulista

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 11/09/2025
Horário 08:00
Foto: Cedida
Prudentina embarcou na terça, junto à delegação paulista, rumo a Brasília (DF), para disputar Jogos da Juventude Caixa
Prudentina embarcou na terça, junto à delegação paulista, rumo a Brasília (DF), para disputar Jogos da Juventude Caixa

O atletismo de Presidente Prudente vive um momento especial. A jovem Júlia Isogai Guedes, de apenas 14 anos, embarcou na terça-feira, junto à delegação paulista, rumo a Brasília (DF), para disputar os Jogos da Juventude Caixa, que ocorrem de 10 a 13 de setembro.

Segundo o treinador da atleta, Cremilson Julião Rodrigues, o Montanha, Julia enfrentará dois grandes desafios: o pentatlo e o revezamento 4x100m (metros), provas que exigem versatilidade, força e velocidade. Orgulhoso, ele explana que entre centenas de talentos do país, ela se destaca como a mais jovem integrante da equipe de São Paulo e a única representante do oeste paulista convocada para a competição, considerada a maior vitrine do esporte de base no Brasil.

Na capital federal, Julia terá uma torcida especial ao seu lado: sua mãe, Taise Isogai Guedes, sempre presente nas principais competições, e seu irmão, o também atleta Pedro Isogai, que dará suporte técnico sob a orientação de Montanha.

Entre ansiedade e alegria, Julia leva na bagagem muito mais que o uniforme da seleção: carrega sonhos, dedicação, o apoio da família e o orgulho de representar São Paulo e sua cidade em uma das competições mais importantes do país.

O mestre e sua pupila

Cremilson será para sempre um personagem muito importante na história da “pequena Julinha”, como ele sempre se referiu a ela carinhosamente, quer seja em reportagens ou conversas informais. Quando ela começou a construir sua paixão pelo atletismo, foi com ele, na pista da Unesp (Universidade Estadual Paulista)

“A Julia é um talento que nasceu para o atletismo. Ver uma atleta tão jovem representando São Paulo nos Jogos da Juventude é motivo de orgulho para todos nós. Ela simboliza o futuro do esporte prudentino”, celebra a convocação da sua atleta.

Na verdade, o mestre Montanha passou seus conhecimentos e fez com que vários outros jovens que não sabiam muito bem o que queriam da vida, escolhessem o atletismo e hoje estão aí colecionando medalhas por todos os cantos não só do país, mas lá fora, também. Alguns bateram asas e voaram. O que é natural. Chega o momento em que o discípulo deixa o mestre não por rompimento, mas porque o ensinamento abriu caminho para que ele siga em direção ao próprio destino. 

Imagina então, quanto orgulho esse gigante sente da sua mini atleta, que cresceu não apenas em estatura, mas no esporte que ele a ensinou desde um cisquinho de gente? 
Para a APA (Associação Prudentina de Atletismo), a qual Júlia integra, é uma honra para a entidade, a cidade toda e região. “Essa convocação reforça nosso compromisso com a formação de atletas e mostra que estamos no caminho certo”, menciona seu presidente, Edvaldo Ferreira Guedes.

Fotos: Cedidas



Orgulho de mestre: Montanha não apenas ensinou, mas Júlia soube aprender — e hoje brilha como fruto desse legado



 

Publicidade

Veja também