Atletismo de PP traça metas após saída de Cintra

NOVOS ARES Treinador deixou a cidade para comandar um projeto da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo)

Esportes - PAULO TAROCO

Data 05/04/2017
Horário 11:16
 

Visando bons resultados nos Jogos Olímpicos de 2020 e 2024, a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) reformulou parte de seus projetos e, com isso, o ex-treinador da equipe prudentina, Dino Cintra, aceitou o convite de trabalho para assumir as categorias sub-18, sub-20 e sub-23 das provas combinadas de decatlo e heptatlo, salto em altura e salto com vara – modalidades na qual ele vinha contribuindo voluntariamente para o desenvolvimento em Presidente Prudente, cidade conhecida pelos resultados nas provas de velocidade.

Jornal O Imparcial Em Bragança Paulista, Dino Cintra atuará ao lado de ex-atletas de PP

Além do treinador, deixaram a cidade rumo a Bragança Paulista (SP), local onde é sediado um dos polos de treinos da CBAt – seis atletas: Alex Aparecido Soares, Alexandre Silva da Paixão, Danylo Santos Martins, Gabriele Sousa, Gilailce Trigueiro e Maria Neidiane da Silva.

Entre os resultados mais expressivos obtidos por Cintra nos últimos anos de trabalho, estão o recorde sul-americano e o título dos Jogos Desportivos Pan-Americanos, de Lucimara Silvestre. Além dos resultados de Gabriele Sousa dos Santos, nos saltos em distância e triplo, pela categoria juvenil, terminando em três anos seguidos entre as 10 do mundo.

Diante deste retrospecto, o técnico ressalta os esforços e, em muitas vezes, a falta de incentivo e investimentos aos atletas. "Embora tenha tido poucas oportunidades profissionais, sempre tive atletas com bons resultados. Estou deixando a cidade que amo, mas que não oferece condições para quem quer crescer no esporte. Mesmo tendo colocado muitas vezes dinheiro do bolso, conseguimos colocar atletas entre os melhores do país, da América do Sul e até do mundo", conta o treinador.

Após a saída dele, o secretário de esportes de Presidente Prudente, Claudinei Quirino da Silva, diz que novos profissionais foram convocados, de acordo com a classificação do último concurso público para o cargo.

Lista da qual o novo treinador da CBAt seria o próximo a ser chamado. O secretário observa também que, além de seguir as determinações legais, a obediência aos procedimentos de contratação dão oportunidades a novos técnicos, como no caso de Inaldo Sena e Elizeu Sena.

Sobre os novos investimentos no atletismo prudentino, modalidade da qual foi especialista, o secretário afirma reconhecer a necessidades de algumas mudanças, "sempre respeitando os limites impostos". "Não só no atletismo, precisamos de mudanças, mas isso ocorrerá sem muita loucura. Estamos conhecendo a máquina e respeitando a nossa situação. Investiremos ainda mais nas escolinhas, no incentivo ao esporte amador, trabalhando na revelação de novos atletas para, aos poucos, não necessitarmos mais contratarmos atletas profissionais para a cidade", afirma.

 
Publicidade

Veja também