Ato solene oficializa o nome Dona Ana no shopping popular

Assinatura do decreto é marcada por pronunciamentos sobre a grande mulher da história de Prudente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 29/06/2023
Horário 21:21
Foto: Ector Gervasoni
Dr. César Lima e o prefeito Ed Thomas com a lei em mãos
Dr. César Lima e o prefeito Ed Thomas com a lei em mãos

Por iniciativa dos poderes Executivo e Legislativo, depois de completamente remodelado o antigo Camelódromo ganha o nome de Shopping Popular Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima – Dona Ana. Aprovado por unanimidade pelos 13 vereadores, a lei foi sancionada e promulgada na manhã desta quinta-feira (29) pelo prefeito Ed Thomas (sem partido), em prestigiada solenidade no seu gabinete. A leitura da lei foi feita pelo secretário municipal de Administração, Donizete Veloso. Os pronunciamentos reafirmaram a homenageada postumamente como grande mulher da história de Presidente Prudente.

Foram seis discursos, incluindo o do Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, diretor geral da Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), mantenedora da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que agradeceu os autores da homenagem. “Obrigado por homenagearem minha querida mãe, que foi uma guerreira. Poucas vezes eu a ouvi dizer não. Atendia todo mundo com bondade e felicidade. Homenagem muito merecida para minha querida mãe”, disse o primogênito de quatro filhos de Dona Ana (1930-2022) e Agripino de Oliveira Lima Filho (1931-2018).

Mulher de muita luz

Dr. Cesar foi o último a falar e também agradeceu as falas de cada orador que o antecedeu. A primeira fala foi a da vice-presidente da Câmara Municipal, Joana D'Arc. A vereadora destacou a importância de Dona Ana e Agripino em sua trajetória profissional e de vida, inclusive para que fizesse o curso de Pedagogia, o que resultou em concurso no Estado e a aprovação em 15º lugar entre mais de 30 mil concorrentes. Joana lecionou e foi diretora de escola estadual. Também lecionou na Unoeste por 13 anos.

Dos três vereadores presentes, Joãozinho da Saúde abriu mão da fala e Douglas Kato passou para a suplente de vereadora Alba Lucena, vereadora de sete mandatos, que dá aulas na Unoeste há muitos anos e coordena o curso de História presencial. “Quando falamos o nome da Dona Ana, o do Agripino está junto. O ponto dele era o shopping popular, então, muito justo que o espaço receba o nome dela, que era uma mulher de muita luz. Uma educadora e a educação está diretamente vinculada com todas as áreas, como a do desenvolvimento”, pontuou.

Educação de qualidade

Lembrando os muitos anos de convivência, dos tempos em que trabalhavam em escola pública e antes da criação da Apec em 1972, a coordenadora pedagógica institucional Darcy Alessi Delfim lembrou Dona Ana para se referir aos professores e funcionários presentes como troféus da Unoeste. “Dona Ana era uma pessoa e profissional muito disciplinada, de decisões firmes e focada no objetivo da educação de qualidade, o que tem contribuído com a região e o Brasil, e em todo lugar onde tiver um egresso”, comentou.

O pró-reitor acadêmico Dr. José Eduardo Creste abriu a sua fala agradecendo o prefeito Ed Thomas, a 1ª dama e secretária de Assistência Social, Clélia Tomazini, e aos vereadores. Sobre a família Oliveira Lima, tomou com referência o Dr. Cesar para dizer que não é só patrão, mas amigo dos professores e funcionários. “O que a Dona Ana e seu Agripino fizeram pela cidade é imensurável”, afirmou. Disse ainda que Dona Ana atendia todo mundo, gostava de ouvir piadas e era destemida, sem medo de nada. 

No Brasil e no Mundo

Conforme o Dr. Creste, Dona Ana era confiante e diante de um problema dizia que ia dar tudo certo. “Dona Ana e seu Agripino eram pessoas simples que, por exemplo, gostavam de pastel. O César gosta de coxinha. Eles fizeram muito pela cidade, região e país. Em 50 anos de Unoeste são mais de 120 mil profissionais espalhados no mercado de trabalho brasileiro e tem gente pelo mundo”, disse. O prefeito Ed Thomas, ao lado de Clélia, falou sobre a homenagem como uma das grandes satisfações do seu mandato.

Também falou da lembrança de menino, quando buscava a trouxa de roupa suja na casa da Dona Ana para sua avó Luiza lavar e levava de volta passada e engomada; e quando foi aluno do ensino primário na escola em que era diretora. Depois, como colegas vereadores que sentavam lado a lado, ocupando a mesma mesa. Contou sobre a nota de 1 dólar que ganhou dela, já adulto, e até hoje carrega em sua carteira.  Citou ainda um período do seu trabalho e a formação de sua filha médica, pagos por Dona Ana.

Inauguração sábado

Como parte de sua gratidão, Ed Thomas citou o fato de ter sido o autor do título de Cidadã Prudentina para Dona Ana e agora estar inserido nesta homenagem para uma mulher que foi mãe, professora e empreendedora. O prefeito anunciou para sábado (1º) desta semana a inauguração do Shopping Popular Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, às 10h. Comentou que muitas pessoas perguntam por qual motivo não foi escolhido o nome de Agripino Lima; e a explicação é que seu nome já foi dado à Cidade da Criança.

A cerimônia contou com as presenças de secretários municipais, dentre eles a de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Setti, que o prefeito disse ter sido responsável pelo novo camelódromo junto com o secretário de Obras, Mateus Grosso. O cerimonial foi conduzido pelo secretário de Comunicação, Clayton Santos, jornalista formado pela Unoeste. Ainda estiveram na mesa, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi; a coordenadora de Reitoria, Nair Marques Vaccaro Rosa; e a diretora de Laboratórios e Clínicas, Maria Aparecida de Souza.

Breve perfil de Dona Ana

Nasceu em Gália, na região de Bauru, em 13 de março de 1930. Foram em quatro irmãos, criados na zona rural. Aos oito anos de idade, entregava leite. Estudou o ensino primário (atual 1º ciclo do fundamental) em sua cidade natal. O ensino ginasial (atual 2º ciclo do fundamental) e a escola Normal (de formação de professores) em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba. Formou-se em 1950 e no seguinte começou a dar aulas em escola da zona rural e casou-se com Agripino Lima.

Em 1957, o professor Agripino deu aulas na Vila Escócia, em Martinópolis. Os três primeiros filhos – César Augusto, Ana Cristina e Maria Regina – nasceram em Garça. O caçula Paulo Lima nasceu em Prudente, onde a família chegou em 1962, depois de dois anos em Alfredo Marcondes. Dona Ana trabalhou em escolas do bairro Sete Copas, em Indiana; e nos jardins Planalto e Paulista, em Prudente, onde foi diretora.  A Apec foi fundada com o professor Agripino e ela em 1972; reconhecida como universidade em 1987. Dona Ana foi pró-reitora acadêmica e reitora. Foi vereadora eleita em 2000 como a mais votada: 5,5 mil votos.

Fotos: Ector Gervasoni

Momento do pronunciamento da vereadora Joana D´Arc

Momento da fala da professora e suplente de vereadora Alba Lucena 

Pró-reitor Dr. Creste ao se pronunciar publicamente

Prefeito Ed Thomas e a 1ª dama Clélia durante a fala dele 

Todos os participantes o ato solene no gabinete do prefeito
 

Publicidade

Veja também