Audiências resultam em pagamento de R$ 6,9 mi

PRUDENTE - Mariane Gaspareto

Data 30/09/2015
Horário 07:30
 

A Semana da Execução Trabalhista realizada no Fórum Trabalhista de Presidente Prudente, entre 21 e 25 de setembro, resultou no pagamento de R$ 6.924.746,95 aos trabalhadores reclamantes a título de acordo, conforme informações do juiz diretor do Fórum e titular da 1ª Vara do Trabalho, José Roberto Dantas Oliva. Das 700 audiências designadas, 681 foram efetivamente realizadas, com um índice de 46% de conciliações.

Como noticiado por este diário, além de ser o primeiro evento desta amplitude de conciliação, desde a inauguração do novo endereço do órgão de Justiça, em junho deste ano, foi a primeira vez que o procedimento, em Prudente, abordou conciliações processuais trabalhistas do Executivo de uma cidade – no caso, Álvares Machado.

As audiências ocorreram sempre das 8h às 19h, com uma média de 140 processos por dia. A iniciativa, que abrange ações de 17 municípios da área de atuação do órgão, foi realizada na sede da instituição, envolvendo seis juízes e mais de 30 servidores. O objetivo da iniciativa é dar agilidade e dinamismo na resolução dos processos trabalhistas.

A atividade propõe que as partes envolvidas, requerido e requerente, entrem em um consenso e resolvam a pendência, com a presença e o auxílio de um magistrado que, segundo o diretor, se limita a acompanhar e homologar os possíveis acordos. "A conciliação é um benefício tanto para a empresa processada, quanto para o funcionário e a própria Justiça, devido ao tempo de tramitação da ação no órgão, que conta com a celeridade do acordo na ocasião", expõe o magistrado. 
Publicidade

Veja também