Aumentam os casos de Covid em Indiana

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 16/02/2022
Horário 03:33

Nos últimos dias houve um considerável aumento dos casos de Covid-19 em Indiana. O local definido para a realização de testes, na Avenida Capitão Whitaker, esquina com Rua Fernando Costa, está sempre cheio, com famílias inteiras procurando informações de como fazer o exame para confirmação. A demora para os resultados tem sido mais um problema, porque as pessoas precisam saber desses resultados para evitar contato com companheiros de trabalho e parentes. O que chama a atenção é o número de crianças infectadas pelo vírus nas últimas semanas em Indiana. Os pais ou responsáveis devem ficar atentos para os sintomas, que podem aparecer a qualquer momento.

NÚMEROS COMPROVAM
O sistema de saúde de Indiana registrou 1.352 casos confirmados de Covid, com 14 óbitos ocorridos no município. Ao todo, foram 3.202 casos notificados, com 1.267 curados. A preocupação das autoridades de saúde é que nos últimos dias verificou-se um crescimento de pessoas infectadas, inclusive de crianças.

REPRESAS TRANSBORDANDO
Até uns dias atrás, os sitiantes de nosso município sofriam com a falta de chuvas, e um cenário desolador mostrava as pastagens secas e várias represas vazias. As chuvas vieram transformando as pastagens num verde maravilhoso e as represas transbordam com muita água. Porém, as estradas foram castigadas pelo excesso das chuvas e vários trechos estão completamente destruídos. Uma das mais prejudicadas foi a estrada do Bairro Chora-Chora, que liga Martinópolis a Indiana, e que carece urgente de um trabalho de recuperação por parte do poder público municipal.

SEMANA DE ARTE MODERNA
Os meios de comunicação têm divulgado bastante o centenário da Semana de Arte Moderna, acontecimento que marcou época em São Paulo, de 13 a 17 de fevereiro de 1922. Foi a consolidação do Modernismo no Brasil e a ruptura com outros movimentos anteriores. O objetivo do evento de 22 foi repensar de maneira bem crítica o tradicionalismo cultural, que até então estava preso às correntes literárias e artísticas europeias. As mudanças ocorreram com transformações fantásticas a partir da Semana de Arte Moderna, que teve como palco o Teatro Municipal de São Paulo.

NOMES QUE MARCARAM 
A Semana de Arte Moderna contou com personagens que ousadamente demonstraram a sua arte impondo a força do que era nacional, do que era brasileiro, sem influência europeia. Pode-se destacar Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Victor Brecheret, Plinio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Heitor Villa Lobos, Di Cavalcante, e outros famosos.

TARSILA DO AMARAL
Na verdade, Tarsila do Amaral não participou do evento denominado Semana de Arte Moderna de 1922, mas juntou-se ao grupo alguns meses depois, tornando-se muito importante para a transformação da arte brasileira. Foi a primeira a realizar uma obra de realidade nacional demonstrando brasileirice e o caipirismo de forma e de cor. Algumas obras como Abaporu, A Negra, A Cuca, Operários, O Pescador, Manacá e Urutu, ficaram conhecidas internacionalmente. Abaporu, sem dúvida, a mais conhecida.

EM TEMPO
Autoconfiança é o primeiro passo para alcançar o sucesso.

Publicidade

Veja também