Teve o debate da Band Paulista e agora terá o da TV Fronteira. O candidato a prefeito Milton Carlos de Mello, “Tupã” (Republicanos), não foi no primeiro e sinaliza ausência pela segunda vez na atual caminhada eleitoral.
AUSÊNCIA NA REUNIÃO
A sinalização está em não ter enviado representante para a reunião na qual foram acertados vários detalhes e feitos os sorteios da ordem de perguntas, seja por temas determinados ou por temas livres.
PODERÁ SER QUATRO
Caso vá, serão cinco candidatos. Na sua ausência restarão quatro. Ainda que até lá, o Dr. Mauro Martins (Novo) tenha a sua candidatura permitida pela Justiça, estará fora pelo critério do partido não ter pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional.
MEDIAÇÃO NEUTRA
Como em ocasiões anteriores e que tem sido praxe nas emissoras afiliadas à Rede Globo de Televisão, a mediação será neutra às questões locais. Atuará como mediadora a jornalista Ana Paula Campos.
TIPOS DE TEMAS
O debate está programado para 3 de outubro (dois dias antes das eleições) logo após a novela Mania de Você, por volta das 22h. Será em quatro blocos, com alternância em cada um deles de temas livre e temas determinados.
ELES COM ELES
As perguntas serão de candidato para candidato, com as definições em sorteios de quem pergunta para quem. Porém, já se sabe a ordem de quem será o primeiro até o quinto a fazer perguntas em cada bloco.
MÚLTIPLO DE 15
Considerando réplica e tréplica com o tempo de 1 minuto e 15 segundos, todos os tempos são múltiplos de 15, sendo 30 segundos para pergunta e 1 minuto e 30 segundos para respostas. Pelo que apurou o Plantão, todos os critérios são bem rigorosos.
MÁXIMO 45 MINUTOS
Os candidatos deverão comparecer à TV Fronteira, no Parque do Povo, com 2 horas de antecedência e o que não chegar até 45 minutos antes será considerado desistente e, portanto, ausente. Poderá estar acompanhado do vice e dois assessores.
POR PRECAUÇÃO
Conforme o gerente de Jornalismo da emissora, Luís Augusto Pires Batista, há o apelo da organização para que não seja incentivada a presença de apoiadores em frente ou nas imediações do local, no sentido de evitar tumulto e conflito.
ORDEM ALFABÉTICA
No estúdio, os candidatos ficarão posicionados da esquerda para a direita, em ordem alfabética: Ed Thomas (MDB), Josué Macedo (PSOL), Milton Carlos de Mello, “Tupã” (Republicanos), Nilton Miranda (PDT) e Paulo Lima (PSB).
NOME E ESPAÇO
Sobre a possível ausência do Tupã, um detalhe das normas previamente estabelecidas chama a atenção. O lugar que caberia a ele, terá o nome dele e a câmera será direcionada para a identificação e o espaço vazio toda vez que for o momento dele.
NÃO PROSPEROU
O Plantão tomou conhecimento que a assessoria do Tupã ingressou na Justiça contra o Ed Thomas, pelo prefeito ter cobrado no horário eleitoral que o ex-prefeito pague “rombo” da Cidade da Criança. O pedido não obteve amparo.