Autoatendimento do Poupatempo chega a 20 cidades da região de Prudente; veja quais

Modelo, que permite solicitação de documentos e serviços, se assemelha à tela de tablet e possui leitor biométrico e scanner para upload de arquivos

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 01/09/2022
Horário 14:29
Foto: Poupatempo
Previsão é que todas as cidades paulistas tenham autoatendimento até final do ano
Previsão é que todas as cidades paulistas tenham autoatendimento até final do ano

Nesta quinta-feira, o Poupatempo ampliou sua cobertura de atendimento com novos totens em 20 municípios da região de Presidente Prudente. As implantações foram feitas em parceria com as prefeituras, as responsáveis pela definição dos locais para o funcionamento dos equipamentos.

Foram contempladas as cidades de Alfredo Marcondes, Caiabu, Caiuá, Emilianópolis, Euclides da Cunha Paulista, Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Irapuru, Mirante do Paranapanema, Monte Castelo, Ouro Verde, Pacaembu, Piquerobi, Pracinha, Presidente Bernardes, Rosana, Sagres, Santo Expedito, Tarabai e Tupi Paulista.

Atualmente, o Poupatempo Autoatendimento conta com 720 totens e até o final do ano serão 900, em operação nos 645 municípios de São Paulo. Cada equipamento tem um colaborador à disposição, prestando auxílio aos usuários com os mais de 100 serviços online municipais e estaduais oferecidos.

“Não importa o tamanho do município, todos eles passarão a contar com os serviços do Estado para facilitar a vida das pessoas. E o Poupatempo é o maior exemplo disso, seja com os postos físicos ou com os totens, o programa é integrador, encurtando distâncias para que os usuários consigam resolver suas demandas nas próprias cidades", destacou Murilo Macedo, diretor da Prodesp, empresa de Tecnologia do governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo.

O modelo dos totens se assemelha à tela de tablet e tem leitor biométrico de maior precisão, a fim de facilitar as solicitações de documentos como RG, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e desbloqueio do cartão Bolsa do Povo. Os equipamentos também já vêm com scanner para realizar upload de arquivos, caso seja necessário.

Serviços mais buscados

Neste ano, de janeiro a julho, cerca de 510 mil atendimentos foram realizados nos totens do Poupatempo. Desde a implantação dos primeiros equipamentos, há quatro anos, são mais de 1,1 milhão de serviços concluídos. Entre os mais procurados, estão os do IIRGD (Instituto de Identificação), como segunda via do RG e atestado de antecedentes criminais; os do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), como renovação, segunda via de CNH e substituição da permissão para dirigir; além de atendimentos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), PGE (Procuradoria Geral do Estado), Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), secretarias da Fazenda, Educação e Desenvolvimento Econômico, e de diversas prefeituras.

As taxas podem ser pagas com o cartão de débito bancário, no momento da solicitação. No caso do RG e da CNH, o cidadão tem a opção de receber os documentos em casa, pelos Correios.

Para informações sobre os endereços, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br e clicar na opção “Locais de atendimento”.

Assim como o portal e aplicativo Poupatempo Digital, os totens também permitem o agendamento de data e horário, obrigatório para quem precisa passar pelo atendimento presencial em alguma unidade do programa.

Publicidade

Veja também