Autoescolas: aulas práticas serão retomadas segunda

Unidades aguardavam a data de retorno dos exames, que serão realizados entre 12 e 13 de agosto, para agendar com alunos

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 08/08/2020
Horário 07:12
Arquivo -  Para a primeira semana, há 200 exames agendados, informa Detran-SP
Arquivo -  Para a primeira semana, há 200 exames agendados, informa Detran-SP

No final do mês passado, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) anunciou o retorno da aplicação das aulas e provas práticas de direção em todo o território paulista. Por meio de agendamento prévio pelo sistema e-CNH, os CFCs (Centros de Formação de Condutores) poderão atender alunos que tiveram o processo de habilitação interrompido durante o período de quarentena. Em Presidente Prudente, os trabalhos serão iniciados a partir de segunda-feira, dia 10.
O presidente da Associação de Autoescolas de Presidente Prudente, Hélio Soares de Lima, conta que as unidades prudentinas aguardavam o pronunciamento do Detran quanto à data em que os exames serão realizados, para agendarem as aulas. “A aplicação dos primeiros exames práticos nas 20 autoescolas de Presidente Prudente, após retomada dos agendamentos, ocorrerá nos dias 12 e 13 de agosto. No total, nesta primeira semana, temos 200 agendamentos realizados”, confirma o Detran-SP à reportagem.
E, desde então, a procura para agendar as aulas tem aumentado cada dia mais, ainda de acordo com Hélio. Para ele, a situação marca dois pontos: o retorno da atividade para as autoescolas, que “precisam passar por esse momento” e garantir “a sobrevivência” das empresas. “E para o cidadão significa ter uma resposta, um retorno do investimento que ele fez lá no começo do ano, mas ainda não conseguiu finalizar e obter a CNH”, completa.
Nesse cenário, várias pessoas se encaixam, como profissionais que precisam alterar a letra da habilitação para desenvolver algum trabalho, bem como, por exemplo, quem investiu no documento para tentar uma colocação no mercado de trabalho    que exija o requisito, conforme o presidente da associação.
O Detran-SP lembra que a atual situação atende apenas as pessoas que já haviam iniciado o processo prático, mas foram interrompidas por conta da pandemia. Além disso, o órgão esclarece que, independente da fase do Plano São Paulo que a região se encontra, o protocolo é o mesmo.

A ATUAL SITUAÇÃO ATENDE APENAS AS PESSOAS QUE JÁ HAVIAM INICIADO O PROCESSO PRÁTICO, MAS FORAM INTERROMPIDAS POR CONTA DA PANDEMIA
Detran-SP

Aulas teóricas

Em junho, o governo estadual permitiu, de forma gradual, que as atividades dos CFCs fossem iniciadas com as aulas práticas. A partir de agora, o processo se estende à aplicação dos exames práticos, em ambientes abertos, de forma segura, aderente ao Plano São Paulo, seguindo protocolos sanitários do Detran-SP, debatidos com entidades que representam a categoria. O material está disponível no portal www.detran.sp.gov.br.
Com relação às aulas teóricas, o sistema de reconhecimento facial desenvolvido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) para que os alunos possam realizar as aulas de forma remota, em casa, já está pronto e as empresas podem disponibilizar mais essa opção a seus clientes. 
Vale lembrar que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) alterou de 12 para 18 meses o prazo para conclusão do processo de habilitação.

SAIBA MAIS

Autoescolas retomam atividades

Publicidade

Veja também