Avenida JK concentra maior número de acidentes de trânsito em Prudente

Semob diz se tratar da maior via em extensão territorial que circunda cidade; quantitativo fica à frente do da Manoel Goulart, que recebe maior fluxo de veículos no dia a dia

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 19/04/2023
Horário 04:02
Foto: Rodolfo Viana/Secom
Recapeamento recente visa trazer mais segurança à avenida
Recapeamento recente visa trazer mais segurança à avenida

A Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Presidente Prudente, concentra o maior número de acidentes de trânsito registrados na cidade em 2022. Das 1.401 ocorrências contabilizadas ao longo do ano, 112 foram nesta via. Na sequência, estão as avenidas Manoel Goulart , com 71 casos; a Brasil, com 61; a Washington Luiz, com 49; e a Coronel José Soares Marcondes, com 43.
Em 2021, a JK também somou o maior quantitativo de sinistros. Dos 1.049 acidentes, 106 foram naquela avenida.
Em relação ao comportamento das ocorrências notificadas em 2022, observa-se que a maior parte dos acidentes ocorre aos finais de semana, aos sábados (22 casos) e sextas (19), bem como nas segundas (19). As situações também são prevalentes nos horários de pico, como no início da manhã, principalmente às 7h, e no final da tarde e princípio da noite, entre 17h e 19h. As informações foram levantadas pela reportagem de O Imparcial junto à Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), que se serve dos dados emitidos pelo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar).

Maior extensão

A pasta denota que a JK é a maior avenida em extensão territorial que circunda a cidade, totalizando 14.379,96 km. Portanto, atribui a maior incidência de sinistros à extensão da via e diz que não há registro de locais específicos, ou pontuais, na avenida.
A secretaria acrescenta que os radares registram média diária de 10.000 veículos na JK. A critério de comparação, na Avenida Manoel Goulart, no centro da cidade, há um fluxo médio de 11.000 veículos por dia.
Para ampliar a segurança da JK, a Semob destaca o recente serviço de recapeamento em 3,5 km de sua extensão, na zona leste. “Juntamente com esse recape, há a implantação de sinalização termoplástica, uma sinalização horizontal de melhor qualidade e refletância [relação entre a luminosidade refletida por uma superfície e o fluxo luminoso que incide sobre ela], bem como instalação de placas refletivas”, afirma.
A pasta completa que, atualmente, há dois pontos com radares, porém, há um estudo em andamento para implantar mais dois pontos com fiscalização eletrônica.
No entanto, nem só as medidas do poder público garantem segurança integral à via. É preciso que a prudência parta dos motoristas. Nesse sentido, a secretaria orienta que os condutores respeitem e trafeguem na velocidade de trânsito imposta para a avenida; usem equipamentos de segurança; mantenham o veículo em condições de uso, especialmente o sistema de iluminação e freios; e pratiquem a direção defensiva, adotando procedimentos preventivos no trânsito, sempre com cautela e civilidade.

Acidentes de trânsitos em vias de Prudente no ano passado

Via

Número de acidentes em 2022

Avenida Juscelino Kubitschek

112

Avenida Manoel Goulart

71

Avenida Brasil

61

Avenida Washington Luiz

49

Avenida Coronel Marcondes

43

Avenida Salim Farah Maluf

38

Avenida Joaquim Constantino

33

Avenida da Saudade

30

Rodovia Raposo Tavares

28

Avenida Ana Jacinta

25

Avenida Comandante Bonfiglioli

25

Avenida Paulo Marcondes

25

Rua Alvino Gomes Teixeira

24

Estrada Raimundo Maiolini

23

Rodovia Julio Budiski

22

Rua Antônio Rodrigues

21

Avenida Celestino José Figueiredo

19

Rodovia Assis Chateaubriand

18

Avenida Dr. Ibrahim Nobre

15

Avenida Tancredo Neves

15

Avenida Medeiros Ademar Barros

14

Rua Coronel Albino

14

Avenida Onze de Maio

13

Rodovia Ângelo Rena

13

Rodovia Raposo Tavares

12

Rua Doutor Gurgel

12

Rua Barão do Rio Branco

11

Fonte: Semob/Copom

Publicidade

Veja também