A Avenida Paulo Marcondes, em Presidente Prudente, ficará interditada neste domingo para a retirada de grandes árvores e raízes que invadiram a via. A ação é coordenada Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) e Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), com apoio da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento).
O trecho interditado compreende o espaço entre a Rua Yosiko Akamine e a Rua Coronel Albino. Após a retirada das árvores, as equipes realizarão o nivelamento do solo e a aplicação de massa asfáltica, "restabelecendo a segurança e o fluxo de veículos na avenida", aponta a Prefeitura.
Na manhã desta sexta-feira, técnicos da Semea percorreram o trecho para identificar as árvores que estão provocando o levantamento do asfalto.
“As árvores são muito antigas e, ao longo dos anos, não receberam o manejo adequado. Hoje, as raízes se expandiram e causam danos à via, representando risco aos motoristas”, explicou o biólogo da Semea, Thiago Gazoni.
Ao todo, seis árvores serão retiradas. O trabalho será realizado em três etapas: a primeira neste domingo, a segunda no dia 19 e a última no dia 26 de outubro.
“A avenida recebe cerca de 1,5 mil veículos por hora nos horários de pico e, nos últimos meses, registrou mais de 80 acidentes. A Semob implantou dispositivos de trânsito e novas sinalizações e, agora, em parceria com outras secretarias, estamos aprimorando a via para garantir mais segurança e fluidez no trânsito”, destacou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adauto Bibiano.
Na semana passada, a Semob iniciou a instalação dos postes que receberão os novos semáforos, além da implantação de novas sinalizações de trânsito e da revitalização das já existentes ao longo da avenida.