Baep: referência em ações de alta complexidade

Em dois anos, batalhão tirou 731 criminosos e infratores das ruas e apreendeu mais de 4,7 toneladas de drogas

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 11/04/2021
Horário 06:05
Foto: Roberto Kawasaki
Militares passam por constantes treinamentos
Militares passam por constantes treinamentos

O 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), vinculado ao CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), celebra dois anos de instalação na região de Presidente Prudente. O batalhão chegou no dia 11 de abril de 2019, como um apoio ao policiamento regional, mas com atuação específica em ocorrências de alta complexidade, com o emprego de armamento especializado, no combate ao crime de maior potencial.

Major PM Marcelo Moura Leite, comandante-interino do 8º Baep, lembra que os militares estão preparados para combaterem os mais diversos tipos de crimes. No entanto, a atuação é voltada às ações do crime organizado em suas mais variadas práticas. Além disso, o enfrentamento ao “grande tráfico” de entorpecentes também está entre as prioridades. Tanto é que nos últimos dois anos recolheu mais de 4,7 toneladas de drogas na região. “Em todo o Estado temos inúmeros flagrantes com grande de volume pelo Baep, Força Tática e Polícia Militar como um todo”, afirma o major.

Atualmente, o batalhão conta com duas companhias, uma em Prudente e outra em Presidente Venceslau, que atendem a 67 municípios. “O diferencial é esse, o tamanho da área de atendimento. Somos uma força reserva do comandante do CPI-8, composto por suas quatro unidades: Assis, Dracena, Venceslau e Prudente. Todos esses batalhões, se houver necessidade que o comando do CPI envie apoio para situação adversa, o Baep vai apoiar essas unidades”, explica Marcelo.

Para que haja essa intervenção, os militares estão em constantes treinamentos, sejam eles da modalidade Operacional, com viatura quatro rodas, Cavalaria ou Canil. “Fazemos um estudo das ocorrências criminais que têm na região, a gente vai analisando. Onde houver notícia de que tem uma atividade criminosa, por exemplo, transporte de droga e arma na zona rural, de qualquer localidade da circunscrição, mandaremos viaturas”, salienta o major. “Nossa atividade é bastante eclética, pois atuamos com outras polícias em operações, além das nossas operações”.

Ações do BAEP em números

Em dois anos, batalhão tirou 731 criminosos e infratores das ruas, sendo 485 prisões em flagrante, 184 mandados de prisão e 62 apreensões de menores. No mesmo período os militares fiscalizaram 31.919 cidadãos e 5.813 motoristas. Das apreensões, foram 93 armas de fogo recolhidas e 18 armas brancas; além de 4.709,16 kg de entorpecentes tirados de circulação.

 

PRODUTIVIDADE DO 8º BAEP NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Total de drogas apreendidas (kg)

4.709,16

Armas de fogo apreendidas

93

Armas brancas apreendidas

18

Veículos recuperados

14

Pessoas presas em flagrante

485

Mandados de prisão

184

Menores apreendidos

62

Apoio do Canil em outros órgãos

1.520

Pessoas abordadas

31.919

Condutores fiscalizados

5.813

Fonte: Baep

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também