Bairros sem escola

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 07/04/2023
Horário 03:52

Em requerimento apresentado na Câmara Municipal de Presidente Prudente, a vereadora Nathália Gonzaga (PSDB) pede providências ao Poder Executivo para a construção de escola de ensino fundamental para atender crianças de oito bairros.  

LADOS DO PRUDENTÃO
Os bairros são os seguintes: Residencial Terceiro Milênio, Jardim Leonor, Jardim Cobral, Jardim Bongiovani, Condomínio Residencial Bela Vista, Jardim Panorâmico, Residencial Santo Expedito I e Residencial Minerva I; localizados para os lados do estádio Prudentão. 

PLACAS DESCERRADAS
Como parte das comemorações do centenário da Câmara Municipal de Presidente Prudente, em momento de suspensão da sessão ordinária desta semana, foram descerradas placas que denominam espaços da própria Câmara.

FAMÍLIA FURQUIM
A primeira placa foi a do Prédio Público Dr. Pedro Furquim, na presença do filho médico Dr. Renato Luz Furquim, acompanhado da esposa Léia e de Pedro Furquim Neto. Participou do descerramento o vereador Dr. Enio Perrone (União Brasil).

ELEITO PELO POVO
Na vida pública, Pedro Furquim foi o 1º prefeito de Presidente Prudente eleito por sufrágio universal. Portanto, escolhido pelo povo. Até então, os 27 prefeitos anteriores foram nomeados pelo governo ou por votação indireta. Seu mandato foi de 1948 a 1951.

MANDATO DE VEREADOR
Nos quatro anos seguintes foi vereador; período do prefeito Dr. Domingos Leonardo Cerávolo. Foi no tempo da 6ª Câmara e 2ª Legislatura, de 1942 a 1955. Atualmente é a 22ª Câmara e 18ª Legislatura. Hoje, Ed Thomas (sem partido) é o 50º prefeito. 

TRÊS LEGISLATURAS
Outro descerramento de placa foi da Sala de Reuniões José Leite, na presença da viúva Deloinda Gato Leite e familiares. Sindicalista ferroviário, José Leite foi vereador por três legislaturas consecutivas, de 1956 a 1969. 

QUATRO PREFEITOS
José Leite foi vereador quando foram prefeitos de Presidente Prudente: Antônio Sandoval Netto, Luiz Ferraz de Sampaio, Florivaldo Leal e Watal Ishibashi que, na condição de vice, assumiu o mandato de prefeito.

NÚMERO GIGANTE
Dia desses, em conversa com o prefeito de Marabá Paulista, Cido Sobral (PSOL) e equipe, o Plantão soube que o transporte público de estudantes roda 2 mil km por dia, devido à grande extensão territorial do município na região do Pontal do Paranapanema. 

MUNICÍPIO GIGANTE
Comparativamente, rodar 2 mil km significa ir a São Paulo, voltar a Marabá Paulista e ir novamente para à capital. O município é o 6º da região e o 52º do Estado de São Paulo em extensão territorial, com quase 920 mil km2.
  
JUSTIÇA COMUM

O caso envolvendo os vereadores Professor Negativo (Pode) e Professora Joana D´Arc (PSB), que trata de violência psicológica de gênero e no qual a vereadora acusa o vereador, foi acatado pelo Judiciário e encaminhado à Justiça Comum.

VARAS CRIMINAIS
O juiz Dr. Francisco José Dias Gomes acolheu o pedido do Ministério Público e determinou a remessa dos autos ao Cartório Distribuidor do Fórum de Prudente, para a redistribuição a uma das Varas Criminais da Comarca. 

Publicidade

Veja também