Balanço de 2023

OPINIÃO - Renato Michelis

Data 19/12/2023
Horário 04:30

O ano de 2023 foi marcado por uma série de desafios e conquistas significativas para a UEPP, fortalecendo nossos laços e impulsionando o desenvolvimento regional. Também foi o ano que marcou nossa primeira década de atuação, período em que pudemos trabalhar na construção de bases cada vez mais fortes.
Foi um ano marcante pela entrega dos primeiros títulos de regularização fundiária no Pontal do Paranapanema. Fator crucial para a plena segurança e retorno efetivo de nossa região no radar dos investidores e empreendedores. Realização esta pela qual a UEPP também lutou muito nos últimos anos.
Nos reunimos diversas vezes com a concessionária ASP, Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Secretaria de Gestão e Governo Digital, Secretaria de Parcerias e Investimentos e Coordenadoria de Patrimônio do Estado de São Paulo, onde cobramos celeridade e atualizações detalhadas sobre adequações e melhorias no Aeroporto Estadual Adhemar de Barros e recuperação da área destinada à construção do novo prédio da Delegacia da Receita Federal. 
Também adotamos medidas proativas para reduzir o tempo de espera por benefícios previdenciários, em discussão estratégica com o TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).
Participamos de discussões com importantes esferas do governo estadual, com os quais destacamos demandas cruciais, como melhorias nas rodovias que margeiam o nosso município; necessidade na diferenciação tributária; valorização do agronegócio; exploração do potencial turístico no oeste paulista; oportunidades com gás biometano para pequenas e médias empresas; financiamento em áreas com ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta); transposição do Rio Paraná-Paranapanema a fim de criar um polo de agricultura irrigada; e reconhecimento do Pontal como Zona Verde.
Realizamos com sucesso em agosto, juntamente com a Cocal e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) PP, o 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Oeste Paulista: Biometano e novas oportunidades, que reuniu mais de 300 autoridades, profissionais, universitários e sociedade civil. Contamos ainda, com o apoio de diversas outras entidades de classe, promovendo discussões produtivas e conscientização social para novas oportunidades que surgem no cenário econômico.
Recentemente, participamos ativamente da Reunião Pública das Entidades, em parceria com a Câmara Legislativa e a Feapp (Federação das Entidades Assistenciais), buscando soluções para suprir a queda de recursos financeiros de 33 entidades filantrópicas do município. Também tivemos a oportunidade de conhecer o Laboratório de Biossistema da FCT Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), dedicado à análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos, lavouras, rios e solo.
Por fim, com a vinda do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico na semana passada, foi formado um grupo de entidades locais que, juntamente com a secretaria estadual, irá estudar e propor mecanismos que ajudem uma aceleração econômica e social para a 10ª Região Administrativa. 
Isto posto, seguimos comprometidos em abordar questões essenciais para o bem-estar coletivo. Este trabalho pujante nos inspira a um futuro mais próspero e sustentável. Que os bons ventos nos tragam 2024!

Publicidade

Veja também