Balanço de 2023 e perspectiva para 2024

Cristiano Machado

COLUNA - Cristiano Machado

Data 04/01/2024
Horário 07:08
Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai (foto), destacou, no Agro & Negócios, as realizações de 2023 da gestão estadual na área do agro, planos e projetos para 2024. 
O “Agro & Negócios” é aos domingos, às 7h, na Rádio 101 FM, de Presidente Prudente, apresentado pelo jornalista prudentino, Cristiano Machado. 
O sinal da emissora chega a 82 cidades do oeste de São Paulo, norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, onde vivem 1,5 milhão de pessoas, sem contar a audiência na internet, por meio das redes sociais, para o Brasil e o mundo. Confira a integra no www.norteagropecuario.com.br 

Extrato de folitropina acelera o melhoramento genético de bovinos e a produção de alimentos

A demanda por alimentos de origem animal cresce globalmente de forma exponencial e contínua. Segundo a FAO, a oferta deve dobrar até 2050, quando o mundo terá quase 10 bilhões de habitantes. A tecnologia será responsável por cerca de 70% do aumento da produção. “Nesse cenário, a pressão para o aumento da produção de alimentos ficará cada vez mais forte e mais dependente das novas soluções. Afinal, o objetivo central é proporcionar segurança alimentar para todos”, explica o médico-veterinário, Guilherme Moura, gerente técnico de animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal.
O método eficaz de reprodução torna-se essencial para a contínua elevação da produção de carne e leite. Porém, de forma natural, uma vaca pode gerar apenas um bezerro ao ano. Além disso, a fêmea pode falhar (por diferentes motivos) e não gerar nenhum bezerro, comprometendo não apenas a oferta de alimentos, mas o próprio resultado econômico dos projetos pecuários. “Sabendo do desafio que cada pecuarista enfrenta para otimizar a produtividade, é essencial usar biotecnologias reprodutivas que colaboram com o aumento da geração de bovinos”, completa o especialista.
“Uma das formas de multiplicar a genética melhoradora é a superovulação de vacas e novilhas. A partir do momento em que identificamos a fêmea que carrega genética superior para produção de carne ou leite, podemos utilizar ferramentas, como extrato de hormônio folículo-estimulante (FSH) de hipófises suínas, para induzir a superovulação das matrizes doadoras. Assim, fazemos com que a vaca que produziria apenas um bezerro no ano possa gerar 20 ou mais bezerros, nesse mesmo período”, assinala Guilherme Moura.
A superovulação induzida nas doadoras possibilita a coleta de grande número de óvulos para realização de FIV (Fertilização In Vitro) e de embriões formados na TE (Transferência de Embriões In Vivo).
A Vetoquinol Saúde Animal, que celebra 90 anos de presença global e 12 anos no Brasil, oferece aos pecuaristas Folltropin®-V, solução que possui extrato de FSH altamente purificado e obtido por meio da seleção de hipófises suínas. A solução é liofilizada para manter a conservação da potência em condições normais de armazenamento à temperatura ambiente.
Guilherme Moura ressalta que a tecnologia está aí para ajudar os pecuaristas a intensificar a reprodução e, assim, ter melhor retorno econômico. “O Brasil é uma potência na produção de carne bovina. São quase 10 milhões de toneladas por ano. O uso de biotecnologias reprodutivas contribui para o aumento da oferta de alimentos para atender à crescente demanda global. E o Folltropin®-V é o produto à base de FSH mais citado na literatura de transferência de embriões e, também, a solução mais utilizada mundialmente na produção de embriões.” (Por irvin Dias, da Texto Comunicação)

Divulgação

Biotecnologia para induzir superovulação de vacas e terneiras aptas à reprodução contribui para aumento da safra de bezerros
 

Publicidade

Veja também