Balneário liberado em Sandovalina

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 13/03/2022
Horário 04:15

A prefeitura de Sandovalina, por meio do Decreto Municipal 12/2022, liberou o uso do Balneário Municipal Babaquá para práticas esportivas e também para pesca. Com isso, seguindo até mesmo decreto estadual, está liberado o uso de máscaras em ambientes ao ar livre. 

QUANTO TEMPO MAIS?
Abrimos a coluna desta semana para falar da indignação de moradores do Jardim Castilho, em Pirapozinho. Há três semanas, o lixo oriundo da varrição de ruas está acumulado na esquina das ruas Machado de Assis e José Perez Sanches. Até sexta-feira, estavam acumulados 13 sacos de lixo. Moradores relataram que abordaram os coletores que fazem a coleta diária do lixo doméstico e foram informados de que este tipo de lixo é recolhido por outro serviço.

LIXO CONTINUA NO LOCAL
O pedido de retirada já foi feito na Prefeitura sem sucesso e chegou pedidos até para vereador requerer informações do Executivo sobre a situação. Afinal, quanto tempo mais este lixo ficará no lugar e quem é responsável pela coleta? Até o fechamento desta coluna, o lixo continuava no local. 

COLETA DE RECICLÁVEIS
A cooperativa de coleta de materiais recicláveis traz benefícios que vão muito além do meio ambiente, contribuindo para gerar renda aos trabalhadores envolvidos. É inclusão socioambiental propriamente dita. É preciso que os representantes do meio ambiente e o Executivo municipal atuem de forma efetiva para evitar que outras pessoas que não integram a cooperativa coletem este material.

O PROBLEMA
Nos dias da coleta seletiva, os moradores deixam os materiais acondicionados em sacos próprios da cooperativa para esta retirada e outras pessoas acessam o material, recolhem os recicláveis para vender, o que implica em perda da renda do cooperado. Os moradores também são afetados, pois na maioria das vezes ficam sem embalagens para acondicionar recicláveis para a próxima coleta. Quando não, quem tem coletado antes da cooperativa, deixa sacos sem a mínima condição para uso, sujos e até com risco de contaminação aos moradores que possam manipular este material, embalagens que não são da coleta do município e sim de lixo comum. As autoridades precisam tomar medidas para minimizar este problema.

AUDIÊNCIA PÚBLICA
Na próxima terça-feira, às 18h30, será realizada a primeira audiência pública na Câmara Municipal de Pirapozinho, para a revisão do Plano Diretor da cidade. E quem mora na cidade pode participar enviando sugestões ou perguntas por meio do e-mail audienciapublica@pirapozinho.sp.gov.br.  As manifestações da população serão recebidas até dia 22, às 17h, quando será realizada a segunda audiência pública para o tema. 

IMPORTÂNCIA DO PLANO DIRETOR
O Plano Diretor das cidades orienta a expansão urbana, traça o cenário que posiciona as cidades para o seu crescimento. As audiências públicas permitem a participação popular com seus anseios e questionamentos. E a reunião destas ideias e propostas garante que o plano contemplará os interesses da população para garantir as potencialidades de uma cidade em prol do seu desenvolvimento.

SEM CIGARRO
Em Narandiba, um programa da Coordenadoria de Saúde vai ajudar quem quer parar de fumar. Os moradores interessados no programa Anti-tabagismo da cidade devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) II para cadastramento prévio. As atividades estão previstas para iniciar no dia 5 de abril. O programa contempla reuniões semanais para tratamento e apoio aos pacientes que buscam apoio para parar de fumar.

ÚLTIMA SEMANA PARA INSCRIÇÕES
Esta é a última semana de inscrições para o desafio de MTB e segunda Corrida de Rua em Narandiba. Participantes concorrem inclusive a premiações em dinheiro. Os primeiros 150 inscritos garantirão kits exclusivos. Mais informações (18) 99778-1872 com Marly Sayuri Nishimura ou (18) 99650-0271, fale com Beto Suniga Mendonça. Participem!

Publicidade

Veja também