Banco de Sangue do HR tem déficit de 300 bolsas

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 06/01/2016
Horário 06:08
 

Com o déficit de 300 bolsas de sangue para o mês de janeiro, o Banco de Sangue do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente alerta para a baixa participação de doadores de sangue na cidade. Tendo em vista uma bolsa para o atendimento de até quatro pacientes, a insuficiência corresponde a pelo menos 1,2 mil pessoas que porventura necessitarem deste recurso.

A quantidade necessária para atender a demanda média mensal seriam 900 bolsas, entretanto, 600 devem ser adquiridas até o fim deste mês, representando assim uma insuficiência de 20%. Além disso, o banco informa que todos os tipos sanguíneos necessitam de armazenamento, especialmente os tipos A- e O-, principalmente neste início de 2016, uma vez que há uma queda expressiva nas doações, tendo em vista que este período coincide com as férias escolares e com as viagens em família.

Jornal O Imparcial Período de férias escolares e viagens em família retraem doações de sangue em até 20%

Conforme a coordenadora do Banco de Sangue do HR, Margarida Silveira, a medida para a contenção desta queda é a ação da população, onde toda doação, além de contribuir com o estoque de sangue, beneficia diretamente pacientes vindos de toda a região, sobretudo os acidentados, pacientes pós-cirúrgicos, com câncer, insuficiência renal e grávidas que tenham hemorragia durante o parto. "Toda doação é bem-vinda", reforça.

Pedido atendido pela auxiliar administrativa Érica Farias Correa, 35 anos, que na manhã de ontem realizava sua primeira doação de 2016. Segundo ela, contribuir com o próximo é seu principal objetivo, sobretudo no início e no fim do ano, quando "a baixa oferta necessita de apoio".

 

Para doar


Conforme esclarecido pelo Banco de Sangue do HR, para doar, basta ter acima de 50 quilos, independentemente de gênero, e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos, por sua vez, precisam do acompanhamento dos pais. Já os maiores devem levar documento de identidade com foto. Estes devem comparecer na Rua José Bongiovani, 1297, no bairro Cidade Universitária, em Prudente, de segunda a segunda, das 7h às 17h.

 

SERVIÇO

CONTATO

Para mais informações, o telefone do Banco de Sangue é o 3229-1570.
Publicidade

Veja também