Banco de Sangue do HR terá horário especial de atendimento

Amanhã, coletas serão interrompidas às 12h, retornando à programação normal já na sexta-feira

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 31/03/2021
Horário 15:14
Foto: AI do HR
Horário de funcionamento nos outros dias é das 7h às 17h
Horário de funcionamento nos outros dias é das 7h às 17h

O Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” terá alteração no horário de atendimento ao público amanhã. As coletas serão interrompidas às 12h, retornando à programação normal já na sexta-feira.

Essa mudança se dá porque a unidade segue o horário do Hemocentro de Ribeirão Preto, ao qual é vinculada e responsável pela realização dos testes sorológicos para doenças transmissíveis pelo sangue em candidatos à doação.

Segundo a coordenadora do Banco de Sangue, Margarida Silveira, desde o mês de março de 2020 houve queda de 30 a 40% nas doações na unidade.

“Enquanto em janeiro e fevereiro do ano passado havia uma média de 1.100 bolsas coletadas mensalmente, hoje estamos com cerca de 900. Ressaltamos que todos os tipos sanguíneos são importantes, porém, aqueles de Rh negativo esgotam-se primeiro, porque são mais raros na população”, esclarece.

Para assegurar a efetividade da doação, a unidade segue todas as orientações e protocolos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de são Paulo, como por exemplo, disponibilizando álcool gel em suas dependências, propiciando o distanciamento social recomendado e exigindo o uso obrigatório de máscaras aos doadores e colaboradores da unidade.

Imunizado pode doar?

Orienta-se que aqueles que se imunizaram com a vacina contra a Covid-19 Coronavac aguarde 48 horas para que realize a sua doação de sangue, já para aqueles que receberam a Astrazeneca, recomenda-se a espera de sete dias. Por ser referência para atendimentos de média e alta complexidade de 45 municípios que compõem o DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), a unidade necessita de doações de sangue para o tratamento de diversas doenças, inclusive do uso de plaquetas para casos graves e cirúrgicos.

O horário de funcionamento nos outros dias é das 7h às 17h, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A unidade possui uma entrada exclusiva e segura para o atendimento de toda a população, pela lateral direita do Hospital Regional (Rua José Bongiovani, 1297. Antigo Laboratório de coleta). 
 

Publicidade

Veja também