Bancos de sangue da Santa Casa e do HR precisam de mais doadores

Estoques em ambas as unidades que atendem os dois hospitais estão abaixo do normal para a época; um dos motivos é o grande número de pessoas que teve dengue

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 02/05/2023
Horário 04:00
Foto: Santa Casa
Mulheres podem ter frequência máxima de três doações no ano em ambos os hospitais
Mulheres podem ter frequência máxima de três doações no ano em ambos os hospitais

O tratamento de diversas doenças, inclusive o uso de plaquetas para casos graves e cirúrgicos, dependem de transfusões de sangue. Daí a importância da doação. E, neste momento, os bancos de sangue de dois dos maiores hospitais de Presidente Prudente, a Santa Casa de Misericórdia e o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, que atendem por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) – estão com seus estoques abaixo do necessário para suprir a grande demanda. “Estamos precisando de mais doadores. Para atender a demanda, precisamos colher, em média, 1,5 mil bolsas de sangue por mês. Tivemos uma queda expressiva nas doações, o que é atípico. Essa queda se deu devido ao grande número de pessoas que teve dengue”, expõe a assistente social do Hemocentro da Santa Casa,  Zenaide Brito. Prudente soma 13.287 casos positivos e 18 mortes em decorrência da doença em 2023.
“Nos últimos três meses, a média de doadores/mês no Núcleo de Hemoterapia do HR foi de 960 doadores, sendo o ideal para manter o serviço dessa unidade 1,3 mil doadores/mês. Ou seja, uma baixa de 240 doações”, completa a Assessoria de Imprensa do HR. “Importante lembrar que o Hospital Regional é referência para atendimentos de média e alta complexidade para 45 municípios que compõem o DRS-11 [Departamento Regional de Saúde]”.

Ato de amor e solidariedade

O HR acentua que a doação de sangue é um ato de amor e solidariedade e para manter os estoques sempre abastecidos é de extrema importância que as pessoas doem sempre que possível, e que o fluxo de doadores aptos seja diário.
A assistente social da Santa Casa complementa que um único doador pode beneficiar vários pacientes. “O sangue total coletado é fracionado nos seguintes hemocomponentes: concentrado de hemácia, concentrado de plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado. Ou seja, cada bolsa de sangue coletada pode beneficiar até três vidas”, acrescenta o HR.

Hospital Regional

O Núcleo de Hemoterapia do HR funciona de segunda a sábado, inclusive em feriados. O horário de atendimento permanece o mesmo, das 7h às 17h. Mais informações no telefone (18) 3229-1570. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Para doar é preciso estar em boa condição de saúde, apresentar documento oficial com foto, ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados do responsável legal), pesar no mínimo 50 kg, estar descansado, alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação de sangue.
Os intervalos mínimos entre as doações são de dois meses para homens, com frequência máxima de quatro doações de sangue anuais; e três meses para mulheres, com frequência máxima de três doações no ano.

Santa Casa

O Hemocentro da Santa Casa atende das 7h às 16h na segunda, terça, quinta e sexta-feira; das 8h às 17h na quarta-feira; e aos sábados, das 7h às 11h. Segundo Zenaide, qualquer pessoa que estiver em boas condições de saúde pode ser uma doadora. Basta comparecer no hemocentro munido de documento oficial com foto. Não é necessário jejum, mas após a refeição é importante aguardar um intervalo de 3 horas. Os intervalos entre as doações para homens e mulheres são os mesmos do HR.  
“Todos os tipos de sangue são importantes, contudo, os tipos sanguíneos que estão mais em falta são os negativos O, A e B”, acentua a assistente social, lembrando que a transfusão de sangue é regularmente usada em casos de cirurgias, traumatismos, sangramentos gastrintestinais, partos nos quais há necessidade de repor grandes perdas sanguíneas, pacientes com câncer também recebem, frequentemente, transfusões de sangue, entre outros.

Publicidade

Veja também