Banda Macaco Prego traz show de reggae para PP

Para a banda, o trabalho que o Sesc realiza é algo que eles dizem ser o primeiro mundo instalado no terceiro mundo.

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 06/09/2013
Horário 09:34
 

Muito reggae pop praiano com uma mistura de rock, salsa, MPB, samba, música latina, nordestina, caiçara com uma levada peculiar e particular da cultura brasileira, especialmente praiana. Este será o show apresentado neste sábado, às 16h, na Área de Convivência do Sesc Thermas, de Presidente Prudente, pela banda Macaco Prego, de Praia Grande (SP).

Jornal O Imparcial Grupo, formado por três irmãos, busca influências nas canções que marcaram a infância

Em entrevista, por telefone, o produtor Ninno Júnior, o Juninho, 36 anos, conta que estão ansiosos para essa apresentação, uma vez que já cantaram em todas as unidades Sesc’s do Estado e só faltava Prudente. "Pela experiência que tivemos em Araçatuba recentemente, que é próximo daí, acreditamos que será um excelente show. Toda a galera que se apresenta ai fala da energia do público, do carinho e receptividade que recebem a todos", comenta.

Segundo ele, o público poderá conferir o resultado desta mistura musical do grupo, que se torna o "reggae pop praiano", que é mais eletrizante, pra frente - definição criada pelos próprios integrantes, que vêm com um repertório de canções autorais e clássicos de Bob Marley. "Na verdade será um apanhado geral de todos os CDs do grupo, sete no total, e claro algumas do grande mestre Bob Marley. Somos assim, uma banda que predomina o reggae jamaicano, mas que passeia entre o próprio reggae, um forrozinho pé-de-serra e levadas de um rock, também praiano", expõe.

Juninho diz que a proposta central de show é levar ao público em geral, muita alegria, diversão, dança, e principalmente sua cultura "caiçara". "Procuramos sempre manter o entretenimento e o feedback durante toda a apresentação. A interação é o que faz a diferença na vida de qualquer artista. Queremos ver a galera dançando muito nesta tarde", expressa. Lembrando que no show, a banda sorteia bonés, camisetas e CD’s. Vale a pena conferir!

 

Trajetória

Formada em 1994 na pacata cidade de Condeúba (BA), terra natal dos pais, Odair & Mercedes, a Macaco Prego se consolidou na Praia Grande pelos irmãos Pereira: Ninno Júnior, Zé Henrique e Leandro Rodrigo.

É considerada pela crítica uma das principais bandas de reggae e de grande referência musical em todo o litoral sul, norte e interior paulista. Juninho conta que se apresentam nas mais importantes casas e bares de música ao vivo em toda a baixada santista e interior do Estado. Frequentemente fazem festas de confraternização, aniversário, casamento, tocam nas praias e centros culturais, entre outros lugares.

Ele destaca entre tantas apresentações, cinco turnês pelo Nordeste brasileiro, passando por Natal (RN), João Pessoa (PB), Aracajú (SE), Recife (PE) e Maceió (AL). "Isso é maravilhosos, porque não é fácil viver de música no nosso País. A cultura aqui é ainda muito desacreditada, subestimada. Só guerreiros sobrevivem. E nós estamos ai chegando a 20 anos, recebendo o carinho de todos por esses lugares maravilhosos onde passamos", frisa.

Para a banda, o trabalho que o Sesc realiza é algo que eles dizem ser o primeiro mundo instalado no terceiro mundo. "Eles proporcionam uma estrutura que valoriza o artista e isso nos mantém", pontua.

Explicando um pouco sobre o nome da banda, Juninho diz que ao retornarem da Bahia, em 94, além de se apaixonarem pelo ritmo baiano, durante a viagem viram muitos macaquinhos, à beira da estrada. "Achamos aqueles bichinhos muito exóticos, bonitos, além de alegres e divertidos. Ao chegar em casa, já com a ideia de montar a banda de reggae, fui pesquisar sobre o macaco prego, quando então descobri que o animal estava em extinção. Pronto foi uma forma que encontramos de protestar contra a violência, os maus tratos a todos os animais", relembra.

 

Na TV

A Macaco Prego já fez inúmeros programas de TV e rádio por todo o Brasil, dentro os quais pode-se destacar: "Programa do Jô", programa do Ronnie Von, programa do Latino, "MTV no Ar", programas na Rede Vida, Rede TV!, Rede Mulher, TV Gazeta, TV Tribuna, TVB, Brasil 2000, Mix FM, Rádio Jovem Pan FM, Rádio 98FM, Band Litoral, Rádio Metropolitana, Rádio Cultura AM e FM, Rádio Guarujá FM, Rádio Tribuna FM, e etc...

Em seu repertório de shows, a banda faz uma mistura de músicas autorais dos seus sete CDs gravados, que são atreladas às inusitadas versões de canções imortais que fizeram e ainda fazem sucesso no mundo inteiro.

 

Comemoração


A banda já possui sete discos gravados e se prepara para o lançamento no ano que vem do oitavo álbum da carreira. De acordo com Juninho, ainda estão analisando qual título darão para este, que será especial, pois registrará e comemorará duas décadas - precisamente em 1º de maio - de trabalho dos irmãos Pereira.

"O que podemos adiantar é que serão dez músicas inéditas, em um CD e DVD gravados ao vivo na praia Canto do Forte, Praia Grande (SP). Vinte anos não é pouca coisa, precisa de uma celebração à altura", ressalta.

Publicidade

Veja também