Banda Marcial de Machado é campeã no Campeonato Estadual de Fanfarras

Conquista foi no dia 14 em Mairiporã; a Banda de Percussão que pertence à corporação da Bamam também ganhou o primeiro lugar

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 19/10/2018
Horário 06:00
 Divulgação / Ocifaban / FOM TV / Pedro Bernardino: Atuação significativa de uma baliza pode ser o toque a mais, aquele especial, na apresentação de uma banda
 Divulgação / Ocifaban / FOM TV / Pedro Bernardino: Atuação significativa de uma baliza pode ser o toque a mais, aquele especial, na apresentação de uma banda

Marcha, garbo, alinhamento, cobertura, uniformidade instrumental, interpretação, percussão, aspecto técnico, corpo coreográfico, desenvoltura, plástica e beleza em movimentos do corpo, desenvolvimento no toque de cada instrumento... Tudo isso é avaliado e... orgulho para a região! A Bamam (Banda Marcial Juvenil de Álvares Machado –[SP]) conquistou o título de campeã na final do Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas realizado pela Ocifaban (Associação Paulista de Fanfarras e Bandas), categorias etárias juvenil e sênior, no Espaço de Eventos Paulo Amaury Serralvo, em Mairiporã. A Banda de Percussão que pertence à corporação da Bamam também se sagrou campeã.

Segundo o maestro campeão Cárllos Rogério, o título representa para cada aluno uma realização pessoal e coletiva, pois, a busca por essa premiação já era almejada há algum tempo, mais precisamente desde 2015.

“Esse prêmio ressalta a importância de representar Álvares Machado com honra, dignidade, orgulho... E de fazer parte de forma ativa na sociedade machadense. Como maestro e para minha equipe representa a colheita de muito estudo, dedicação, trabalho, doação e, acima de tudo, luta. O título não é só da banda, mas sim de toda a comunidade, pais, alunos, da prefeitura. Ou seja, do município. Estamos todos muito, muito felizes!”, destaca o maestro.

 

 

“Como maestro e para minha equipe representa a colheita de muito estudo, dedicação, trabalho, doação e, acima de tudo, luta. O título não é só da banda, mas sim de toda a comunidade”

Cárllos Rogério,

maestro

 

De acordo com Cárllos, a Bamam é composta por 70 alunos titulares, uma equipe de 10 pessoas que ficam no apoio, equipe técnica com mais oito, e a escolinha de formação com 35 alunos. Segundo ele, a  banda foi criada em março de 1998 pelo maestro Walter Antônio de Sousa e pelo prefeito da época, Luiz Takashi Katsutani.

Desde lá, todos os gestores não mediram esforços para que a banda continuasse as atividades de musicalização, ensino de dança e apresentações.

 

Vitórias

“Nossa banda possui títulos importantes que não tem preço para cada um de nós. Como nos dois mais recentes desses 20 anos de atuação, de campeã no Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas de Presidente Prudente, no dia 15 de setembro, fazendo parte das comemorações do aniversário da cidade, e agora este de campeã estadual em Mairiporã. Mais que um prêmio é recompensador. A certeza de que estamos trabalhando bem”, acentua o maestro.

É mantida pela prefeitura de Álvares Machado, através do Decel (Departamento municipal de educação, cultura, esporte e lazer), pela comissão de pais e alunos e pela empresa Laff Artes, realizadora do serviço de ensino de música e dança. Tem como regente o maestro Carllos Rogério.

A banda funciona cinco dias da semana com aulas de técnicas instrumentais e músicas e aulas de pavilhão cívico, corpo coreográfico, baliza feminino e mor de comando.

 

 

 

VENCEDORAS

 

CATEGORIA JUVENIL

 

Campeã: Bamam - Banda Marcial Municipal de Álvares Machado

Vice-campeã: Banda Marcial do Colégio Mônaco (Votorantim).

 

CATEGORIA SÊNIOR

Campeã: Corporação Musical Lyra de Mauá (Mauá)

Vice-campeã: Banda Marcial do colégio Marista Pio XII Abec-SP


 

 

Publicidade

Veja também