Banda Musical 11 de Julho está com inscrições abertas

Vagas para alunos a partir de 8 anos são para oficinas de trompete, flugelhorn, euphonium tuba, trombone, trombonito, bombardino, metalofone, caixa, bumbo e quadriton

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 03/02/2022
Horário 09:00
Foto: Cedida
Mais de 2 mil crianças, adolescentes e jovens já passaram pela banda ao longo de duas décadas
Mais de 2 mil crianças, adolescentes e jovens já passaram pela banda ao longo de duas décadas

Abrindo o calendário 2022, a Banda Musical 11 de Julho, do Parque dos Pinheiros, em Álvares Machado, está com inscrições abertas até o final de fevereiro para oficina de instrumentos de sopro, percussão, linha de frente e corpo coreográfico para alunos a partir de 8 anos de idade completos. No dia 18, às 19h30, fará um ensaio aberto na Emeif Franco Montoro com distribuição de pipoca e algodão doce.
As vagas das oficinas são para: trompete, flugelhorn, euphonium tuba, trombone, trombonito, bombardino, metalofone,caixa, bumbo e quadriton.
O proponente da banda, o professor regente Odair Carlos Biscola, 59 anos, expõe que as aulas são ministradas por “instrutores de naipes”, como Rodrigo Correa (corpo coreográfico e tuba), João Victor Marques (linha de frente-balizas); Felipe Aparecido (trompetes, percussão); e Edmilson Julindo (apoio aos iniciantes de trompetes).
Para o regente da band,a que nasceu há 22 anos, é muito importante manter viva esta tradição de bandas marciais, fanfarras, pois além da chama cívica sempre acesa, propicia aos alunos uma oportunidade de aprendizado de algum instrumento, dança, coreografia para demonstrarem por onde a banda passar. 
“Ao longo de mais de duas décadas passaram pelo projeto mais de 2 mil alunos! Mais de 15% da população do Parque dos Pinheiros e Jardim Panorama. Isso nos remete a um passado em que os jovens tinham orgulho, prazer de vestir um uniforme e desfilar em uma banda”, ressalta saudosista o regente, frisando que hoje a juventude está presa a redes sociais, deixando para traz esta cultura sadia que as fanfarras proporcionavam. 

Manter a chama acesa

Quando o professor Odair iniciou as atividades da 11 de Julho contratado pela então administração municipal, Luis Lustre e José Biscola não havia nada voltado às crianças e jovens do bairro. “Eu era músico, criei a banda, participamos de inúmeros desfiles, festivais nos Estados do Paraná, São Paulo, fora do país também”, salienta o regente, mencionando apresentações no Paraguai, no desfile do bicentenário de Asunción, ao ex-presidente paraguaio Fernando Lugo. E em festivais nas cidades de Jaguaron, Yby Yaú e Arroyito, onde tem amizade pessoal com os prefeitos.
“Ficamos felizes também em contribuir para o lazer da comunidade com nossos festivais de bandas e fanfarras que realizamos todos os anos, com a participação de várias corporações, dezenas de músicos de outros Estados numa festa de som, cores e criatividade!”, exclama saudosista o regente da 11 de Julho.

Cedida

Uma história: professor Odair Carlos rege a banda 11 de Julho há 22 anos


 

Publicidade

Veja também